Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Altice já está na PT, as mudanças só chegam dentro de semanas

  • 333

Armando Pereira, acionista português da Altice

Paulo Duarte/LUSA

A francesa Altice já está em Picoas e vai passar as próximas semanas a conhecer a PT e os seus trabalhadores e só depois comunicará toda a nova equipa de gestão e a estratégia. Assume-se "como muito pragmática", mas diz que vai continuar a investir

Estava tudo a postos para que a brasileira Oi entregasse hoje a PT Portugal à Altice e foi isso que aconteceu, em troca do pagamento de de 5,789 mil milhões de euros. Armando Pereira, que será o presidente do conselho de administração (chairman) da PT Portugal, entrou na sede do operador histórico português, em Picoas, ao início da tarde. Com ele chegaram também João Júquete e Alexandre Fonseca, ex-responsáveis da Cabovisão e da Oni, homens que irão fazer parte da nova equipa de gestão da PT Portugal.

Armando Pereira, a quem o Ministro da Economia, Pires de Lima, chamou "o herói de Vieira de Minho, detém cerca de 30% da empresa francesa, liderada pelo franco-israelita Patrick Drahi. 

A Altice, que se mostrou em comunicado satisfeita com a conclusão das negociações com a Oi, vai dedicar-se nas próximas semanas a conhecer a empresa e as pessoas que nela trabalham, e só depois tomará decisões e comunicará a nova orgânica. As mudanças serão, porém, profundas e a administração será toda nova. A Altice não ficou com nenhum dos antigos administradores - todos com mais de 10 anos de casa -, apesar de ter chegado a negociar com Pedro Leitão. São esperados cortes nos contratos com os fornecedores e na remuneração variável dos trabalhadores.

Fonte da empresa de Patrick Drahi, sublinhou, em declarações ao Expresso: "A Altice é um grupo internacional", e "costuma ser muito pragmática". "Vamos ser muito pragmáticos, e é essa a forma de tomarmos decisões", frisou. E esclareceu: "O nosso objetivo é melhorar a empresa, melhorar a forma de trabalhar e melhorar a inovação.  A Altice, adiantou a mesma fonte, vai aumentar o investirmento. E deu como exemplo o facto de no primeiro trimestre o investimento na francesa SFR ter aumentado 27%.

  • PT Portugal à espera de encolher

    Há um manto de silêncio sobre a transferência de poder da PT Portugal para a Altice, prevista para amanhã. Armando Pereira vai ser o presidente do conselho de administração da PT Portugal. Quem tem medo da Altice? Todos: fornecedores, diretores e engenheiros. Os cortes vão ser a doer.