Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Vêm aí os carros sem condutor

  • 333

Um dos exemplos da tecnologia made in Portugal apresentado pela Bosch em Boxberg. Trata-se do painel digital de instrumentos, totalmente configurável pelo condutor

Divulgação

A Bosch mostrou que os carros já andam sozinhos, sem condutor. A fábrica de Braga lidera esta tecnologia.

A condução automatizada — com veículos a circularem sem terem condutor — foi testada em Boxberg, na Alemanha, utilizando tecnologia desenvolvida pelo grupo Bosch. O teste de condução automática foi feito num carro elétrico da marca Tesla, onde a Bosch instalou os equipamentos que gerem o ‘piloto automático’, fazendo o interface homem-máquina — um conceito designado HMI. A fábrica da Bosch em Braga é uma das principais onde é produzida a tecnologia HMI que torna possível a circulação automática.

Na 62ª Apresentação Internacional Automóvel que a Bosch fez em Boxberg, de 19 a 21 de maio, o administrador do grupo alemão Dirk Hoheisel anunciou que o sector automóvel já dispõe da tecnologia necessária para assegurar a condução completamente automatizada.

“O condutor passa a ser passageiro”, comentou, explicando que isso exigirá alterações radicais no modo como os condutores e os veículos comunicam entre si. E também implicará alterações legais, que ainda não estão prontas na Europa, mas que até 2020 — admite a Bosch —, deverão estar concluídas na Alemanha.

Leia mais edição deste fim de semana