Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Investimento acelera, construção impulsiona

  • 333

O investimento regressa à construção e garante o melhor desempenho desde 1998.

O investimento regressa à construção e com a subida das nas despesas com máquinas e equipamentos de transporte, garante no primeiro trimestre o melhor desempenho em 16 anos. 

O investimento no primeiro trimestre do ano  ficou nos €6, 789 mil milhões, uma subida de 8,5%  face ao período homólogo de 2014, de acordo com os dados revelados pelo INE. Este é o maior crescimento trimestral desde o fim 1998.

O desempenho positivo deste arranque de 2015 está um crescimento do investimento em construção, o qual se juntou a uma recuperação das despesas de capital com máquinas e equipamentos de transporte que já se vinha a verificar desde 2014..

 O investimento, medido em formação bruta de capital fixo, cresceu €545 milhões no primeiro trimestre face ao mesmo período de 2014. Desse valor, 306 milhões vieram do reforço na construção, um sector que pesa 50% no investimento total feito em Portugal.

 

"A Formação Bruta de Capital Fixo total acelerou significativamente", verifica o INE. Este valor é a primeira variação trimestral positiva na construção desde 2007 e a maior desde 2002. .

 

Em termos relativos, o sector em que o investimento mais cresceu foi  o dos equipamento de transporte. O aumento foi de 33%, estando a crescer a dois dígitos desde 2013.O segmento "Outras máquinas e equipamentos e sistemas de armamento" desacelerou ligeiramente (9,2%). No seu conjunto, as despesas com equipamentos de transporte e máquinas avançaram 14% em termos homólogos.