Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

TAP. Candidatos têm até dia 5 para melhorar propostas

  • 333

JOSÉ COELHO / LUSA

O Governo publicou em "Diário da República" o prazo para entrega das propostas vinculativas “melhoradas e finais” por parte dos candidatos à privatização da companhia aérea portuguesa.

A fase de negociações prevista no caderno de encargos da privatização da TAP termina no fim da próxima semana.

O despacho assinado pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, refere que os candidatos a ficar com até 66% do capital da companhia aérea começaram a negociar com o Governo a 27 de maio e têm até às 17 horas de 5 de junho para apresentar as suas melhores propostas.

Na semana passada,  o Governo considerou “não-vinculativa” a proposta do empresário português Miguel Pais do Amaral, por não cumprir os requisitos mínimos legais impostos, e a corrida ficou reduzida a dois candidatos brasileiros.

A melhorar as suas ofertas estão assim a SAGEF (grupo Synergy - Germán Efromovich) e a Gateway (DGN, de David Neeleman, e HPGB, de Humberto Pedrosa, presidente da Barraqueiro).

As propostas, tal como o Expresso avançou, preveem um aumento de capital da TAP que varia entre os 300 e os 350 milhões de euros. O investimento é sobretudo para a companhia, com uma aposta na renovação da frota e na expansão da rede. E o Estado "encaixa" com a venda das suas ações entre 20 e 35 milhões de euros.