Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Semapa anuncia OPA sobre a própria Semapa

  • 333

Semapa oferece em troca ações já emitidas da Portucel. Saiba o que está em causa.

A Semapa aunciou o lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição, na modalidade de oferta de troca, sobre ações da própria Semapa. Com esta operação, os acionistas minoritários desta empresa passam a ser acionistas da Portucel.

A oferta é sobre a totalidade das ações da Semapa e "a contrapartida da Oferta é constituída por um máximo de 164.770.541 ações ordinárias, escriturais e nominativas, com o valor nominal de 1 euro cada, já emitidas e representativas do capital social da Portucel", refere o comunicado divulgado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Os acionistas que aceitarem a oferta receberão 3,40 ações da Portucel por cada ação da Semapa de que seja titular.

Ficam excluídas desta oferta ações representantivas de 54,495% do capital e direitos de voto da Semapa e também as 5.530 ações próprias detidas pela empresa.

A contrapartida oferecida tem um prémio implícito de 4,3% face à média ponderada da cotação da Semapa nos 30 dias anteriores a 22 de maio inclusivé.

O prémio sobe para 7,1% face à média ponderada nos 90 dias anteriores à mesam data e para 17,5% face à média ponderada nos 180 dias anteriores, refere o comunicado.

O lançamento da oferta encontra-se sujeito a várias condições: o registo prévio da operação junto da CMVM e a prévia aprovação em assembleia geral de acionistas da Semapa, convocada para 23 de junho, das propostas com as operações necessárias à concretização da troca de oferta.

O intermediário financeiro da operação é o BPI.

"Se a oferta tiver sucesso a Semapa deixa de estar cotada", afirmou fonte oficial do grupo controlado e liderado por Pedro Queiroz Pereira.

"Mas a ideia central não é essa. Pretende-se simplificar a estrutura do grupo, ficando uma só empresa cotada  (a Portucel) mas com um maior free float", adiantou. 

"Atualmente a Portucel tem um free float de cerca de 19% que passará para 42%, excluindo ações próprias".

As ações da Semapa fecharam hoje a cair 3,06% para 13,32 euros e as da Portucel a descer 1,99% para 3,988 euros.