Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Seja inovador como Steve Jobs

  • 333

O director-executivo do MIT Leadership Center, Hal Gregersen, apresenta cinco competências fundamentais que distinguem os empreendedores inovadores. Características que o podem aproximar de referências como Steve Jobs ou Larry Page.

Hal Gregersen publicou, em conjunto com dois outros professores, o livro “The Innovator’s DNA: Mastering The Five Skills of Disruptive Innovators”. Durante o processo de pesquisa, entrevistaram cerca de 100 inventores e CEO’s de várias áreas de inovação.

De acordo com o Business Insider, Gregersen sugere que existem cinco competências fundamentais dos empreendedores na área da inovação.

1. Associar diferentes conteúdos. Segundo Gregersn exisyem dois tipos de inovadores: os que associam factos e os que questionam. Esta associação está relacionada com o potencial de ligar questões, problemas e ideias de diferentes áreas que à partida parecem distintas.

2. Questionar. Os inovadores entrevistados não se limitam a responder às questões. Eles colocam questões desafiantes e que provocam o status quo. Fazer questões provocadoras pode levantar limitações ao raciocínio, fazendo em alguns casos surgir ideias inesperadas.

3. Observar. Gregersen diz não ser necessário que os inovadores tenham as três últimas competências, que se focam em recolher informação, no caso de trabalharem com uma equipa com esses atributos. Observar envolve examinar o comportamento das pessoas, por vezes em novos espaços.

4.    Experimentar. O livro explica que por vezes a única forma de encontrar uma resposta a perguntas como “E se?” é experimentando e testando. Assim pode relacionar diferentes experiencias que à partida parecem não estar associadas ao problema em que está a trabalhar.

5. Networking. Os inovadores ambicionam conhecer pessoas com diferentes ideias e perspetivas. Para começar procure marcar presença em duas conferências anualmente, uma relacionada com a sua área e outra que não esteja. Fale com as pessoas que vai conhecendo e descubra com que problemas estão a lidar, assim como procure obter feedback para as suas questões.