Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Quer ser mais inteligente? Comece por estes hábitos diários

  • 333

O site de perguntas e respostas Quora lançou a questão e os leitores responderam. Ler o jornal, partilhar conhecimento e fazer de ‘advogado do diabo’ são algumas das propostas de quem quer estimular o cérebro.

Estimular a inteligência nunca pareceu ser tão simples. O site Quora lançou a questão “O que faria para ser mais inteligente em cada dia?”.

Quem leu a questão respondeu e o site Business Insider apresentou uma lista de vários hábitos, dos quais se apresentam dez,  que pode começar a pôr em prática no seu dia-a-dia.

1Tenha 10 ideias todos os dias, pense em como pode resolver um problema, quer seja ele uma preocupação mundial, como a pobreza, ou apenas uma questão do seu dia. O que se pretende é que o cérebro seja trabalhado.

2. Leia o jornal, assim vai estar mais atento ao que acontece no mundo e estará apto a desenvolver opiniões e a relacionar temas.

3. Seja “advogado do diabo”, pense em qualquer coisa que aprendeu recentemente e crie uma opinião acerca disso. Tente fundamentar essa opinião com argumentos e esteja recetivo a um novo argumento que pode mudar essa opinião

4. Leia um capítulo de um livro de ficção ou de não ficção. Tente ler um livro por semana, existem sempre pausas para ler. É também uma boa forma de encontrar uma comunidade de outros leitores.

5. Veja vídeos educacionais. Por vezes é mais interessante ver um vídeo sobre um determinado tema do que ler sobre ele, ao mesmo tempo que pode aprender com as experiências de terceiros. Quem respondeu deixa algumas sugestões, como o Khan Academy ou as TED talks.

6. Subscreva feeds de informações interessantes. Seguir vozes interessantes do Facebook ou do Twitter, vão fazê-lo aprender qualquer coisa nova quando olha para a sua página.

7. Verifique as suas fontes de conhecimento preferidas, visite as páginas que lhe permitem ter acesso a conteúdos que considera interessantes.

8. Partilhe o que aprendeu com os outros, encontre alguém com quem debater e analisar ideias. Assim podem acrescentar conhecimento um ao outro, bem como desenvolver novas perspetivas. Ensinar os outros é sinal de que domina o tema.

9. Faça duas listas do que tem a fazer, uma da lista das competências que quer aprender agora e a outra do que quer alcançar no futuro. O autor da resposta sugere o Google Docs, como ferramenta para fazer estas listas.

10. Escreva uma lista do que já fez. No fim de cada dia escreva o que concluiu. Vai ser uma ajuda do ponto de vista motivacional, sobretudo quando se sentir desmotivado.