Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Seis bancos multados em €5 mil milhões por manipulação do mercado cambial

  • 333

Cinco das seis instituições condenadas aceitaram dar-se como culpadas de conspirar para manipular preços do dólar e do euro.

Seis dos grandes bancos mundiais vão pagar cerca de cinco mil milhões de euros no âmbito de uma investigação de manipulação do mercado cambial.

Cinco bancos - Citicorp, JP Morgan Chase, Barclays, The Royal Bank of Scotland e o UBS - deram-se como culpados, anunciou o Departamento de Justiça norte-americano. Além destes cinco bancos, que foram alvo de várias penalizações por diversas autoridades judiciais, um sexto banco - Bank of America - foi multado pela Reserva Federal norte-americana.

Os bancos aceitaram dar-se como culpados de conspirar para manipular preços do dólar e do euro no mercado, pelo que vão pagar 2,5 mil milhões de dólares. O UBS vai ainda pagar 203 milhões de dólares pela manipulação da taxa Libor e outras taxas de juro de referência.

Noutro comunicado, a Reserva Federal norte-americana anunciou multas de 1,8 mil milhões de dólares aos seis bancos por práticas inseguras e pouco claras nos mercado cambial. 

Adicionalmente, o Barclays fez um acordo com autoridades norte-americanas e no Reino Unido para pagar 1,3 mil milhões de dólares para encerrar o caso.

No total, o valor de multas e coimas relativas a esta caso eleva-se para nove mil milhões de dólares (€8 mil milhões), diz a nota do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.