Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Eurostat confirma: inflação na zona euro sai de terreno negativo

  • 333

A inflação na zona euro foi nula em abril, o que compara com -0,1% em março, confirmou esta terça-feira o gabinete europeu de estatísticas. A inflação sai assim da linha vermelha onde se encontrava desde dezembro de 2014.

A inflação na zona euro foi de 0% em abril, o que compara com os -0,1% registados em março. O número foi divulgado esta terça-feira pelo Eurostat, confirmando o que tinha sido divulgado na estimativa rápida, a 30 de abril.

No conjunto da União Europeia, os valores registados em março e abril foram os mesmos.

Com esta variação nula do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor, a inflação na zona euro saiu, assim, de terreno negativo, onde se encontrava desde dezembro de 2014.

Contudo, o Eurostat nota que continuaram a registar-se taxas negativas em 12 Estados-membros da União Europeia. A começar pela Grécia, com uma taxa de -1,8%, seguida de Chipre, com -1,7%.

No extremo oposto, as taxas mais altas aconteceram em Malta, com 1,4% e na Áustria, com 0,9%. Valores que, mesmo assim, estão muito abaixo da meta do Banco Central Europeu, que aponta para uma inflação abaixo, mas próxima, dos 2%.