Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Porto junta cervejeiros de todo o mundo

  • 333

Portugal registou uma redução ligeira do consumo de cerveja em 2014, mais por força da meteorologia do que do sentimento económico

Ana Baião

35ª Convenção Europeia de Cervejeiros põe a bebida em destaque na região do Vinho do Porto.

Cervejeiros de todo o mundo vão juntar-se no Porto, na próxima semana, para debater a importância da ciência e inovação na produção da cerveja durante a  35ª Convenção Europeia do sector.

O encontro, a decorrer de 24 a 28 de maio, promete atrair ao Porto investigadores, académicos e técnicos cervejeiros de toda a Europa, Japão, Estados Unidos e América Latina, para apresentarem os mais recentes desenvolvimentos científicos da arte de produzir cerveja e discutir a importância da inovação e da tecnologia no futuro desta bebida milenar marcada por novas tendências como a produção artesanal.

Representado na Associação de Cervejeiros da Europa pela APCV - Associação Portuguesa de Produtores de Cerveja, Portugal registou uma redução ligeira do consumo desta bebida no ano passado, mais por força da meteorologia do que do sentimento económico. Mas nos últimos quatro anos o consumo de cerveja no país caiu 20%, o que levou a produção a voltar-se para a exportação, que já absorve um terço dos 7,3 milhões de hectolitros que as seis bases fabris no continente e ilhas produzem. 

O consumo  per capita  no país está nos 49 litros. 

Na Europa, de acordo com dados da organização da conferência, existem mais de cinco mil unidades de produção de cerveja responsáveis por qualquer coisa como 38 biliões de litros por ano e a cadeia de valor deste setor absorve dois milhões de empregos