Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Pires de Lima. “Três candidatos à TAP é uma muito boa notícia”

  • 333

José Coelho / Lusa

Ministro da Economia frisa que apesar dos sindicatos e da “irresponsabilidade” do PS, há “apetite” dos investidores pela TAP.

Filipe Santos Costa

Filipe Santos Costa

Jornalista da secção Política

“Três candidatos é uma muito boa notícia”, reage António Pires de Lima, depois de saber das três propostas (Neeleman, Efromovich e Pais do Amaral) apresentadas para a privatização da TAP. Em declarações ao Expresso, o ministro da Economia considera que se trata de uma aposta ganha do Governo, que colocou como condição para este processo a existência de mais do que um interessado. E uma derrota dos que estavam contra, desde os sindicatos à “irresponsabilidade” do PS.

“Este dado vem confirmar que, apesar da oposição fortíssima à privatização vinda de alguns setores – desde sindicatos ao movimento Não TAP os Olhos, incluindo, esta semana, a forma irresponsável como o líder do PS ameaçou os possíveis compradores –, a TAP despertou o apetite dos investidores.”

Para o ministro da Economia, foi superado o primeiro teste: “Não podíamos voltar à situação em que houvesse apenas um interessado”. Encerrado o prazo de candidaturas, às 17h desta sexta-feira, ficou essa certeza. “A privatização será um processo competitivo e concorrencial. Isso é bom. Foi o que pusemos como objetivo quando anunciámos a reabertura do processo”, lembra o governante.

Segue-se a análise das três ofertas e uma decisão do Conselho de Ministros, que, garante Pires de Lima, será rápida. “Nas próximas duas ou três semanas.”