Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Inflação sobe ligeiramente para 0,4% em abril

  • 333

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor em Portugal aumentou 0,1 pontos percentuais em relação à registada em março.

A taxa de inflação em Portugal, medida pela variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC), aumentou ligeiramente em abril, para os 0,4%, revelou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). Este valor é 0,1 pontos percentuais superior ao registado em março, quando a taxa de inflação se situou nos 0,3%.

Abril foi, assim, o segundo mês consecutivo com inflação positiva em Portugal, depois de ter estado em território negativo entre dezembro de 2014 e fevereiro deste ano.

A pequena aceleração do IPC em abril "foi determinada em grande parte pelas evoluções dos índices das classes Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas e Bebidas alcoólicas e tabaco", indica o INE. E salienta que estas duas classes de bens passaram de taxas de variação de 0,3% e de 2,6% em março, para 1,2% e 4%, respetivamente, em abril.

O INE destaca ainda "a diminuição da taxa de variação homóloga da classe dos Transportes".

Por fim, o indicador de inflação subjacente, que exlui do índice total os produtos alimentares não transformados e os produtos energéticos (que têm maior volatilidade de preços), registou em abril uma variação homóloga de 0,5%, ligeiramente abaixo da taxa de 0,6% registada em março.