Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Luís Palha da Silva será o novo presidente da PT SGPS

  • 333

Luís Palha da Silva é o sucessor de João Mello Franco na presidência da SGPS da Portugal Telecom

Paulo Alexandrino

Ex-presidente da Jerónimo Martins é o nome escolhido pelos acionistas para substituir João Mello Franco na liderança da PT SGPS.

O novo conselho de administração da PT SGPS, cujo principal ativo é hoje uma participação de 27,4% da brasileira Oi, vai ser eleito na assembleia geral de 29 de maio. Será um conselho de administração mais pequeno, com 11 elementos em vez dos atuais 15.

A grande novidade é a entrada de Luís Palha da Silva, o ex-presidente da Jerónimo Martins e ex-administrador da Galp, que irá substituir João Mello Franco. Estreantes neste órgão serão também José Mauro da Cunha, administrador proposto pela Oi, Pedro Leitão e João Ribeiro. O Expresso sabe que as negociações para as escolha dos nomes foram duras e demoradas.

Rafael Mora e Nuno Vasconcellos, ambos da Ongoing, vão manter-se na administração da PT SGPS, assim como Francisco Cary e Jorge Cardoso, em representação do Novo Banco, o maior acionista da holding, que detinha anteriormente a PT Portugal, hoje nas mãos da francesa Altice.

"Decidi encerrar uma fase da minha vida profissional na PT SGPS. Assumi funções de presidência em setembro de 2014 na convicção de que era o melhor para a empresa", afirma João Mello Franco, em comunicado. Mello Franco esteve 15 anos no conselho de administração da Portugal Telecom e foi nos últimos presidente da comissão de auditoria da operadora.

Da sua presidência na PT SGPS, o gestor destaca o relatório da PriceWaterhouseCoopers sobre as aplicações de curto prazo da PT, a OPA da Terra Peregrin de Isabel dos Santos, a venda da PT Portugal proposta pela Oi e a renegociação do acordo acionista PT SGPS/Oi.