Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

José de Mello Saúde contrata financiamento de 50 milhões de euros

  • 333

A empresa que gere os hospitais de Braga e Vila Franca de Xira e que detém a rede de clínicas CUF emitiu um empréstimo obrigacionista esta sexta-feira, para financiar a sua atividade e novas oportunidades de investimento. 

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

A José de Mello Saúde fechou esta sexta-feira os termos de um empréstimo obrigacionista no valor de 50 milhões de euros, informou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). 

O empréstimo tem um prazo de seis anos e uma taxa de juro indexada à Euribor a seis meses, acrescida de uma margem de 2,95%, refere o comunicado. Segundo a José de Mello Saúde, o montante foi financiado em cerca de 20% por investidores internacionais.  A operação, diz ainda o comunicado publicado na CMVM, foi coordenada pelos bancos Finantia e BES Investimento. 

De acordo com a mesma fonte, esta emissão de dívida visa "refinanciar a atividade corrente e fazer face a novas oportunidades de investimento". A operação ajudou a José de Mello Saúde a reduzir "significativamente" o seu custo de financiamento, explica a empresa. 

No que respeita às oportunidades de investimento, a José de Mello comunicou, a 5 de março, o acordo para a compra do Hospital Privado de Santarém, que conta com 24 camas, três salas de bloco e 21 gabinetes de consulta. 

A José de Mello Saúde obteve no ano passado um lucro de 16,4 milhões de euros, mais 30% do que no ano anterior. Já o volume de negócios cresceu 7,8%, para 532 milhões de euros. Além das clínicas e hospitais CUF, a José de Mello Saúde gere, entre outros ativos, a parceria público-privada dos hospitais de Braga e de Vila Franca de Xira.