Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Luís Filipe Pereira novo presidente do CES

  • 333

Rui Duarte Silva

Proposto pelo PSD e aceite pelo PS, está encontrado o sucessor de Silva Peneda à frente do Conselho Económico e Social. 

Luís Filipe Pereira, 70 anos, vai ser o novo presidente do CES, sucedendo a José da Silva Peneda. O nome foi entregue na Assembleia da República hoje, data limite. E foi proposto pelo PSD e já aceite pelo PS. 

As negociações decorreram durante semanas, tendo o PSD chegado a convidar Manuela Ferreira Leite, que recusou. O PS tinha já aceite o princípio de que o nome fosse o de alguém ligado ao PSD. Pereira será presidente durante os próximos seis meses, uma vez que o mandato coincide com a legislatura.

Político, gestor, docente universitário, Luís Filipe Pereira tem uma carreira extensa, trabalhando em atividades públicas e na iniciativa privada. Foi ministro da Saúde em dois governos consecutivos do PSD, o de Durão Barroso e o de Pedro Santana Lopes. Antes, foi secretário de Estado da Energia, no governo de Cavaco Silva.

Esteve ligado durante vários anos ao Grupo Mello, tendo inclusive sido presidente da Efacec e da CUF. Passou por várias outras empresas, incluindo a EDP e a Quimigal. 

Depois da saída de Silva Peneda, o Conselho Económico e Social "é o órgão constitucional de consulta e concertação no domínio económico e social.