Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

3, 2, 1... partida!

  • 333

Balcão virtual no site www.portugal2020.pt é a porta para as candidaturas aos fundos europeus

Expresso

Foi recentemente disponibilizada, no sítio do Portugal 2020, a atualização do plano de abertura de candidaturas do Portugal 2020 para o período compreendido entre março de 2015 e setembro de 2016, no âmbito dos domínios temáticos Capital Humano (CH), Competitividade e Internacionalização (CI), Inclusão Social e Emprego (ISE) e Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (SEUR).

O plano em apreço, com a menção a 208 avisos, inclui, entre outra informação, para além do domínio temático no âmbito do Portugal 2020, a explicitação da tipologia de intervenção, assim como o calendário de abertura e de encerramento para apresentação de candidaturas.

Neste contexto, no domínio temático CI, alguns dos avisos já se encontram publicados, sendo de destacar os relacionados com projetos de inovação produtiva, de investigação e desenvolvimento tecnológico (regime contratual), de empreendedorismo qualificado e criativo, de qualificação de Pequenas e Médias Empresas (PME) e de internacionalização de PME.

Adicionalmente, no domínio SEUR, encontram-se igualmente publicados os avisos relacionados com operações que visem o cumprimento ou a resolução de situações de incumprimento, da Diretiva de Águas Residuais Urbanas.

Entre outros elementos, os avisos estipulam as regras a observar, bem como a metodologia de apuramento do mérito do projeto. Considerando variáveis como a localização, o setor, o investimento e a dimensão da empresa (sempre que aplicável), deve ser realizada uma análise para aferir o cumprimento das condições de acesso.

De destacar que a apresentação das candidaturas é feita mediante formulário eletrónico disponibilizado no Balcão 2020, devendo a entidade realizar o respetivo registo e autenticação.

Prepare-se, a corrida vai começar!

por Nuno Ferreira - Este projeto resulta de uma parceria entre o Expresso e a Deloitte

ATÉ AO FIM DO ANO, O EXPRESSO VAI PUBLICAR TODAS AS SEMANAS UMA IDEIA PARA POUPAR NOS IMPOSTOS, NUMA PARCERIA COM A DELOITTE. NO TOTAL, SERÃO 50 CONSELHOS. VEJA AQUI A LISTA DE ARTIGOS JÁ PUBLICADOS