Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Semear com incentivos melhora a colheita

  • 333

Expresso

Vai investir na agricultura ou na transformação de produtos agrícolas? Então aproveite os incentivos disponíveis para que a colheita seja frutífera. O Portugal 2020 arrancou com os incentivos para os projetos de investimento do sector agroindustrial que tenham como objetivo a promoção do desenvolvimento rural.

Foi lançada a primeira semente do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 (PDR 2020) no final de 2014. As empresas já podem apresentar candidaturas, estando a decorrer concursos para o período de 1 de Janeiro a 30 de Junho de 2015. Assim, o sector agroindustrial tem, atualmente, à sua disposição um conjunto de sistemas de incentivos financeiros, visando o apoio ao investimento em várias áreas de atuação, dos quais destacamos:

- Investimento nas explorações agrícolas: apoio a projetos que tenham como objetivo reforçar a viabilidade e a competitividade das explorações agrícolas, a uma taxa base de 30% de incentivo não reembolsável, com um limite de EUR 2 milhões.

- Investimento na transformação e comercialização de produtos agrícolas: apoio a projetos que promovam a expansão e a renovação da estrutura produtiva agroindustrial, potenciando a produção de bens transacionáveis e a internacionalização do sector. O incentivo não reembolsável que as empresas podem receber é de 35% se os projetos forem desenvolvidos nas regiões menos desenvolvidas e de 25% nas restantes regiões do país, com um limite de EUR 3 milhões.

Os incentivos às empresas poderão ainda ter majorações, caso pertençam a uma Organização de Produtores, permitindo-lhes também uma maior pontuação no mérito do projeto.

A semente agora plantada poderá ser um dos instrumentos relevantes de apoio ao investimento de um sector estratégico para o país, que permita a captação de investimento, aumento da competitividade e crescimento das empresas agroindustriais em Portugal.

por Susana Enes - Este projeto resulta de uma parceria entre o Expresso e a Deloitte

ATÉ AO FIM DO ANO, O EXPRESSO VAI PUBLICAR TODAS AS SEMANAS UMA IDEIA PARA POUPAR NOS IMPOSTOS, NUMA PARCERIA COM A DELOITTE. NO TOTAL, SERÃO 50 CONSELHOS. VEJA AQUI A LISTA DE ARTIGOS JÁ PUBLICADOS