Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Portugal 2020: Alea Jacta Est!*

  • 333

Expresso

Iniciado em 2014, o novo ciclo de fundos europeus estruturais e de investimento - denominado Portugal 2020 - só muito recentemente viu a sua regulamentação específica publicada, mais um passo para a respetiva operacionalização efetiva, de forma massiva.

Constituído por 16 programas operacionais financiadores, são mais de 25 mil milhões de euros para atribuir a projetos em Portugal, a aprovar até 2020.

Simplificação e desmaterialização processuais, celeridade nas decisões (de financiamento e, posteriormente, de pagamento), assente em resultados, constituem alguns dos pressupostos que alicerçam esta nova estrutura edificada e as ambições governamentais associadas a mais um envelope financeiro que nos chega de Bruxelas.

Para as empresas, em particular, destaca-se o domínio de intervenção temático da competitividade e internacionalização, o qual, consoante as situações concretas do promotor e do projeto, contempla incentivos reembolsáveis e não reembolsáveis, com taxas variadas, para despesas elegíveis associadas a investimentos em inovação empresarial e empreendedorismo, qualificação e internacionalização, além da investigação e desenvolvimento tecnológico. Capital humano, inclusão social e emprego, a par da sustentabilidade e eficiência no uso de recursos, correspondem aos restantes domínios temáticos de intervenção privilegiada neste Portugal 2020.

Resta agora esperar pelos contributos para a nossa economia impulsionados pelo Portugal 2020, já que os dados, esses, já foram lançados. O jogo está do seu lado!

* Locução latina que significa que a sorte está lançada.

por Sérgio Oliveira - Este projeto resulta de uma parceria entre o Expresso e a Deloitte

ATÉ AO FIM DO ANO, O EXPRESSO VAI PUBLICAR TODAS AS SEMANAS UMA IDEIA PARA POUPAR NOS IMPOSTOS, NUMA PARCERIA COM A DELOITTE. NO TOTAL, SERÃO 50 CONSELHOS. VEJA AQUI A LISTA DE ARTIGOS JÁ PUBLICADOS