Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Fortunato Frederico comanda sector do calçado até 2012

Indústria de calçado tem 300 milhões para investir em inovação, internacionalização e qualificação de recursos humanos até 2015.

Margarida Cardoso (www.expresso.pt)

O empresário Fortunato Frederico foi hoje eleito para o seu quinto mandato como presidente da APICCAPS, associação portuguesa dos industriais de calçado, assumindo a inovação, internacionalização, qualificação dos recursos humanos e responsabilidade social como "as quatro grandes prioridades do setor".

À frente da APICCAPS desde 1998, o industrial continuará, assim, a ter de conciliar durante mais dois anos a direção do setor com a presidência do grupo Kyaia, que engloba mais de 20 empresas e apresenta um volume de negócios superior a 50 milhões de euros.

Apostado em concluir o trajeto iniciado com o novo plano estratégico do setor, em 2007. para tornar a indústria portuguesa de calçado "numa das grandes referências à escala mundial", o recém-eleito presidente da APICCAPS tem uma das suas bases de ação num pacote com mais de 100 medidas que pressupõe um investimento global de 300 milhões de euros (2% do volume de negócios do setor) até 2015.

50 empresários em equipa

O lugar até agora ocupado por Artur Duarte (Investvar /Aerosoles) na presidência da Assembleia Geral é assumido por Joaquim Moreira, da Felimini, enquanto Pedro Castro, da Nova Aurora, continua à frente do Conselho Fiscal.

Para alargar o debate sobre as questões estratégicas para o futuro do setor, que exporta mais de 95% da sua produção, será constituído um conselho consultivo com 50 empresários.