Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bolsa de Lisboa abre a cair, mas já inverteu tendência

  • 333

A Bolsa de Lisboa abriu esta terça-feira em terreno negativo, com o PSI20, o principal índice da praça lisboeta, a cair 0,35%, mas está agora a subir 0,26%.

EXPRESSO com LUSA

Depois de ter aberto em baixa, a Bolsa de Lisboa inverteu a tendência e, cerca das 09:05, o principal índice, o PSI20, estava a ganhar 0,26%.  

Também as principais bolsas europeias estavam hoje de manhã em alta, com o EuroStoxx 50, índice que representa as principais empresas da zona euro, estava a subir 0,09%.

As bolsas de Londres, Frankfurt e Paris estavam em alta, a avançar 0,18%, 0,28% e 0,04%, respetivamente, enquanto as de Madrid e de Milão estavam a subir 0,41% e 0,16%.

Ao nível cambial, o euro abriu hoje em baixa no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,0780 dólares, contra 1,0829 dólares no fecho de segunda-feira. 

O Banco Central Europeu (BCE) fixou na segunda-feira o câmbio de referência da divisa europeia em 1,0845 dólares.

Hoje, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o chefe de Estado francês, François Hollande, presidem um conselho de ministros conjunto centrado na crise da zona euro, no mesmo dia em que a agência de estatísticas comunitária, Eurostat, publica os dados do desemprego em fevereiro. 

Além da taxa de desemprego na zona euro, as principais referências desta semana incluem a intervenção na quinta-feira da presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed), Janet Yellen, em Washington, um dia antes das bolsas da Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Brasil fecharem devido ao feriado da sexta-feira Santa. 

Entretanto, prossegue o programa do BCE de compra massiva de dívida soberana e privada, que se traduzirá numa injeção de cerca de 1,4 biliões de euros em 18 meses, ou 60.000 milhões de euros por mês.

O barril de petróleo Brent para entrega em maio abriu em baixa, a cotar-se a 55,74 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, menos 0,97% do que no encerramento da sessão anterior.