Anterior
Merkel aponta Christine Lagarde para liderar FMI
Seguinte
Strauss-Kahn diz estar a viver um pesadelo
Página Inicial   >  Dossiês  >  Dossies Atualidade  >  Escândalo DSK  >   DSK: mulheres manifestam-se em Paris contra machismo

DSK: mulheres manifestam-se em Paris contra machismo

Revoltadas com as reações da elite francesa ao escândalo sexual de Dominique Strauss-Khan, organizações feministas convocaram uma concentração para amanhã, em Paris, "contra a impunidade do discurso sexista descomplexado". Clique para visitar o dossiê Escândalo DSK
|
DSK com a mulher, Anna Sinclair
DSK com a mulher, Anna Sinclair / Daniel Joubert/Reuters

O filósofo Bernard Henri-Levy considerou o processo e as acusações contra o ex-director do FMI, em Nova Iorque, como "hipócritas". O ex-ministro socialista da cultura, Jack Lang, disse que não via razões para tamanho alarido à volta do escândalo porque não tinha havido "morte de homem". Jean-Marc Ayrault, presidente do grupo parlamentar socialista, afirmou: "não sei se a vitima é a rapariga ou se é DSK". Muitos outros consideraram que, quando muito, DSK apenas teria cometido "uma imprudência de sedutor".

Clique para aceder ao índice do dossiê Escândalo DSK

As associações feministas reagiram de pronto, dizendo-se "encolerizadas e revoltadas". "Sexismo: eles dizem o que pensam, as mulheres pagam" - é este o título do comunicado no qual convocam para amanha, às 17 horas, uma manifestação junto ao centro Pompidou, no coração de Paris.

Revolta atinge o PS


"Não sabemos o que se passou em Nova Iorque, mas sabemos o que se passa em França desde há uma semana, onde assistimos ao regresso de reflexos sexistas e reaccionários numa parte das elites francesas", lê-se no texto assinado pelas associações "Osez le feminisme", "La barbe" e "Paroles de femmes". O comunicado é acompanhado por um abaixo-assinado de 1500 personalidades do jornalismo e da vida cultural e científica francesa.   

"Contra a impunidade do discurso sexista descomplexado" - é outro dos lemas da concentração de amanhã.

A revolta das mulheres francesas atingiu também os partidos franceses, designadamente o Partido Socialista, que tem uma forte tradição feminista (Leia mais na edição de hoje do Expresso).


Opinião


Multimédia

Cantaril com risotto de espargos

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 

Crumble. A sobremesa mais fácil do mundo

Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida, especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.


Comentários 62 Comentar
ordenar por:
mais votados
CRIME EM NOVA IORQUE
Nascida na Guiné, Nafissatou Diallo emigrou para Nova York em 1998 e é camareira do Sofitel há três anos.

Domingo passado, enquanto arrumava o apartamento em q se hospedava Dominique S-Kahn, foi estuprada pelo director do FMI e candidato à presidência da França.

Consumado o crime, a direcção do hotel chamou a polícia, que ouviu o relato de Nafissatou. Confiantes na camareira, os agentes da lei conseguiram prender o suspeito minutos antes da descolagem do avião que o levaria para Paris ─ e para a impunidade perpétua.

Depois da captura d DSK, a camareira foi à polícia fazer o reconhecimento formal do agressor. Só então descobriu que o estuprador é uma celebridade internacional.

A irmã q a acompanhava assustou-se. Nafissatou, disse q acreditava na Justiça americana. Embora jurasse que tudo não passara de sexo consensual, o acusado foi preso.

A camareira foi confortada por um comunicado da direcção do hotel: “Estamos completamente satisfeitos com seu trabalho”.

Na sexta-feira, depois de cinco noites numa cela, DSK pagou a fiança de U$D1 milhão para responder ao processo em prisão domiciliar com pulseira electrónica.

. Enleado pelo braço da Justiça, DSK renunciou à direcção do FMI, sepultou o projecto presidencial e é candidato a uma longa temporada na cadeia.

Descobriu tardiamente q, nos Estados Unidos, todos são iguais perante a lei.
...
Re: CRIME EM NOVA IORQUE (CONT.)
Re: CRIME EM NOVA IORQUE (CONT.)
Re: CRIME EM NOVA IORQUE (CONT.)
Re: CRIME EM NOVA IORQUE (CONT.)
Re: CRIME EM NOVA IORQUE (CONT.)
Re: CRIME EM NOVA IORQUE (CONT.)
Re: CRIME EM NOVA IORQUE (CONT.)
Oa Maericanos são podres e anti-democráticos!
Re: Oa Maericanos são podres e anti-democráticos!
Re: Que irónico!
Re: Que irónico!
Re: Que irónico!
Re: Oa Maericanos são podres e anti-democráticos!
Re: Que comédia
Vc é mesmo ridículo!
Re: Ooooh
Re: CRIME EM NOVA IORQUE (CONT.)
Re: CRIME EM NOVA IORQUE (CONT.)
Re: CRIME EM NOVA IORQUE
Re: CRIME EM NOVA IORQUE
Re: CRIME EM NOVA IORQUE
Re: CRIME EM NOVA IORQUE
Re: CRIME EM NOVA IORQUE
Mas que grande conforto...
Re: Mas que grande conforto...
EUA
O país que quer dar lições de moral ao mundo, é o mesmo que espalha pornografia da pior espécie por esse mundo fora.
Realmente há muita hipocresia em
em tentar mostrar esse figurão não como um criminoso, mas como um simples sedutor, que não passa dos limites aceitáveis. O socialismo francês e, tenho para mim, qualquer outro de país diferente, deve estar marcado por essa faceta discriminatória, que é bem comum na direita. As velhas chagas reaparecem nesses momentos conturbados. Por isso, talvez o protesto seja válido, para reacender o respeito. Rio Grande
Re: Realmente há muita hipocresia em
Re: Realmente há muita hipocresia em
Fizeram-lhe a folha...
Tão bem feita que o DKS nem deu por nada, ou melhor, quando deu já era.
Alguns considerandos que nada têm a haver com isto:
1 - A dívida pública dos States está apenas incontrolável com estados em pré-falência e perto de se "constipar" mais uma vez;
2 - Quem pode ganhar alguma coisa com o negócio é o...euro;
3 - Sabe-se o que DKS "pensava" sobre o euro e o trabalhinho que fez;
4 - A vontade, em surdina e que entreteanto deixou de o ser, de algumas economias emergentes pretenderem mudar o chamado "paradigma" presidencial do FMI;
5 - Candidato muito sério a mandar o Sarkozy tomar conta da gravidez da querida;
6 - O DKS até estava num Hotel, obviamente francês;
7 - A funcionária até resolveu entrar pela suite bem cedinho para não perder tempo a limpar e, vá-se lá saber porquê, estava lá o cliente;
8 - Lugar a salto mortal, encarpado ou não, com flik-flak à rectaguarda e saída para a frente;
9 -Tocou o "alarme" e o gajo foi dentro;
10 - Apareceu uma gaja a dizer que o tipo era como um chimpazé com cio (já teria dormido com algum para comparar?) fundamentado em incidente com 8 anos;
11- Depois, a fama vinha de longe e ninguém o quis entalar;
Quando um gajo é incoveniente tem que se tramar. Nos States costumam "acidentá-los" e seja o que Deus quiser, podendo ganhar uma viagem para o além. Moderadamente, criam-se factos recorrendo a amigos influentes e os europeus são mais softs.
O DKS não resisitia a um rabinho de saia e lerpou por isso. ...
Re: Fizeram-lhe a folha...
O mais Ignorante-Pateta de todos os Ignorantes...

Antes tarde do que nunca!... Já está passando da hora dessas mulheres dos saltos altos tomarem uma atitude em prol das fêmeas (digo elas, porque somente elas têm acessam ao sistema mediático e aos Senhores do Poder: umazinha como eu logo seria esmagada, acorrentada, amordaçada e etc!...)...

Agora com esse tal filósofo, Bernard Henri-Levy, nesta lista de protetores do absurdo da ignorância da cegueira da tirania machista tudo e todos comprovam qual o verdadeiro sistema de Governança Global, apenas faltou nessa lista aí o senhor primeiro-ministro José Sócrates!... Pergunto-me: o que diria ele?... O ridículo Bernard Henri-Levy “considerou o processo e as acusações contra o ex-director do FMI como "hipócritas” porque ele é o mais hipócrita de todos os hipócritas, por ter citado, “no livro "De la Guerra en Philosophie", Botul, e apresentado como um especialista em Emmanuel Kant, que teria ministrado conferências sobre Kant no Paraguai”

Ora essa: “Não sabemos o que se passou em Nova Iorque, mas sabemos o que se passa em França”, assim, minhas senhoras e senhores, como o que se passa no mundo todo enquanto esses hipócritas senhores tiverem Voz Ativa para sufocar toda a humanidade e levarem à falência todo o Planeta!... Pois a malta dos tiranos do machismo é quem Governa e Domina o Mundo!...
O Mundo foi feito por Homens!
Re: O Mundo foi feito por Homens!
Re: O Mundo foi feito por Homens!
Re: O Mundo foi feito por Homens!
Vc parece de ficção!
Re: Vc parece de ficção!
Resolve-se tudo numa pergunta!
Re: Resolve-se tudo numa pergunta!
Re: Resolve-se tudo numa pergunta!
Re: O Mundo foi feito por Homens!
A velha e caducada Europa!
A Europa continua "apoiada" no seu pedestal pelos "Velhos do Restelo", pelos antigos costumes ou pelas Velhas monarquias, pelas suas tradições, enfim, por toda uma série de componentes que não deixam esta "Europa" evoluir! É necessário levar a julgamento os prevaricantes poderosos. Ainda bem que este caso aconteceu porque nesta matéria os U.S.A. deram uma grande lição à sua Mãe Europa!
Os EUA? Quais EUA?
Quem poderia pagar por uma acompanhante de luxo,
Ia ter de borla uma camareira???

Vão contar estórias a outro... quiseram lixá-lo e conseguiram!
Re: Quem poderia pagar por uma acompanhante de lux
Re: Quem poderia pagar por uma acompanhante de lux
Re: Quem poderia pagar por uma acompanhante de lux
Re: Quem poderia pagar por uma acompanhante de lux
Re: Quem poderia pagar por uma acompanhante de lux
Re: Quem poderia pagar por uma acompanhante de lux
Re: Quem poderia pagar por uma acompanhante de lux
Re: Quem poderia pagar por uma acompanhante de lux
Antecedentes, investiguem agora q todos falam
Re: Antecedentes, investiguem agora q todos falam
Re: Antecedentes, investiguem agora q todos falam
Re: Antecedentes, investiguem agora q todos falam
A verdade do feminismo dito por mulheres
Sem Feminismo...
Apesar de achar que o mundo vive mesmo um momento de profunda decadência moral, e que realmente é necessário pessoas com atitudes dignas de valores humanos possibilitando renovação na sociedade... (quase me perdi no caminho), como eu ia dizer: não acredito nas manifestações feitas pelas feministas, pois o necessário é uma educação que mobilize o mundo inteiro e rompa com um sistema corrupto que marginaliza homens e mulheres... O sistema capitalista vigente sim é o monstro que estupra o ser o humano; abusa dos inocentes e corrabora para qualquer forma de degradação moral... Não há nada que nos garanta que Dominique Strauss-Khan seja apenas mais uma vítima desse sistema... Quem está atento ao caos global deve ser capaz de organizar a presença ativa de homens e mulheres que impulsionem futuras gerações num espaço de democratização como componente básico para uma política de sustentabilidade sócio-cultural, pois o problema não é de gênero e sim de ordem moral!... Toda desordem é o caminho possível para uma Nova Ordem!...
Já não era sem tempo
Essa atitude sexista da "elite" francesa é compatível com o modelo de sociedade que criaram, ou seja, o da mulher-objecto, da mulher que só tem valor se tiver um corpo bonito e aparecer nua nas revistas.

SÓ POR ESSE FACTO CONCORDO COM A MANIFESTAÇÃO, POIS EM GERAL ACHO AS FEMINISTAS EXAGERADAS.

A transformação da mulher ocidental em MULHER-OBJECTO, transformação essa vista COM NATURALIDADE por aquilo a que chamam "a elite" francesa é o contraponto do que sucede nas sociedades islâmicas, onde a mulher é obrigada a usar o véu. NO FUNDO, AMBAS AS SOCIEDADES RELEGAM A MULHER PARA UM PAPEL DE SUBALTERNIDADE FACE AO HOMEM.

Não me admira que depois surjam os velhotes perversos ao estilo de DSK.

No entanto, também não acredito na inocência da suposta vítima. Ela viu ali uma oportunidade de ganhar muito dinheiro, e fez ela muito bem, pois é o que se espera de alguém que teve o azar de nascer pobre num mundo decadente, sem valores, nem princípios. Resta saber se houve alguém que lhe meteu a ideia na cabeça ou se toda a situação foi de exclusiva autoria da própria "vítima".
Incógnitas...

Parece que DSK não terá avaliado bem o poder dos seus
opositores.

De um e-mail que recebi:

A semana passada, Dominique Strauss Kahn, na George Washington University, foi longe nas suas declarações: "A mundialização conseguiu muitos resultados... mas ela também tem um lado sombrio: o fosso cavado entre os ricos e os pobres. Parece evidente que temos que criar uma nova forma de mundialização para impedir que a "mão invisível" dos mercados se torne num "punho invisível"".

Dominique Strauss Kahn assinou aqui a sua sentença de morte, pisou a alinha vermelha, por isso foi armadilhado e esmagado.

Fonte: http://octopedia.blogspot...
Comentários 62 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub