A entrevista que interessa: Malik explica porque deixou os One Direction (envolve caminhos desviantes, diz ele)

Anterior
Merkel aponta Christine Lagarde para liderar FMI
Seguinte
Strauss-Kahn diz estar a viver um pesadelo
Página Inicial   >  Dossiês  >  Dossies Atualidade  >  Escândalo DSK  >  DSK: mulheres manifestam-se em Paris contra machismo

DSK: mulheres manifestam-se em Paris contra machismo

Revoltadas com as reações da elite francesa ao escândalo sexual de Dominique Strauss-Khan, organizações feministas convocaram uma concentração para amanhã, em Paris, "contra a impunidade do discurso sexista descomplexado". Clique para visitar o dossiê Escândalo DSK
|
DSK com a mulher, Anna Sinclair
DSK com a mulher, Anna Sinclair / Daniel Joubert/Reuters

O filósofo Bernard Henri-Levy considerou o processo e as acusações contra o ex-director do FMI, em Nova Iorque, como "hipócritas". O ex-ministro socialista da cultura, Jack Lang, disse que não via razões para tamanho alarido à volta do escândalo porque não tinha havido "morte de homem". Jean-Marc Ayrault, presidente do grupo parlamentar socialista, afirmou: "não sei se a vitima é a rapariga ou se é DSK". Muitos outros consideraram que, quando muito, DSK apenas teria cometido "uma imprudência de sedutor".

Clique para aceder ao índice do dossiê Escândalo DSK

As associações feministas reagiram de pronto, dizendo-se "encolerizadas e revoltadas". "Sexismo: eles dizem o que pensam, as mulheres pagam" - é este o título do comunicado no qual convocam para amanha, às 17 horas, uma manifestação junto ao centro Pompidou, no coração de Paris.

Revolta atinge o PS


"Não sabemos o que se passou em Nova Iorque, mas sabemos o que se passa em França desde há uma semana, onde assistimos ao regresso de reflexos sexistas e reaccionários numa parte das elites francesas", lê-se no texto assinado pelas associações "Osez le feminisme", "La barbe" e "Paroles de femmes". O comunicado é acompanhado por um abaixo-assinado de 1500 personalidades do jornalismo e da vida cultural e científica francesa.   

"Contra a impunidade do discurso sexista descomplexado" - é outro dos lemas da concentração de amanhã.

A revolta das mulheres francesas atingiu também os partidos franceses, designadamente o Partido Socialista, que tem uma forte tradição feminista (Leia mais na edição de hoje do Expresso).


Opinião


Multimédia

Edwin. O rapaz que aprendeu a sonhar

O que Edwin sabia sobre a vida era sobreviver. Na cabeça dele não cabiam sonhos e os dias eram passados à procura de comida para ele e para a mãe e para o irmão. A fome espreitava nos cantos da barraca de palha no Quénia e ele escondia-se dela como podia - chupar as pedras era uma forma de a enganar. Mas a sorte dele mudou porque alguém viu nele outra coisa. E tudo começou numa dança. Agora, os mesmos dedos que agarravam as pedras tocam hoje teclas de um piano Bechstein. E os pés dele já não estão nus mas calçados. Com chuteiras. Primeiro no Benfica, agora no Estoril, o miúdo de 15 anos que fala como gente grande descobriu que tinha um sonho: ser futebolista. Como Drogba.

Em três quartos de hora não se esquece só a idade. "Esquece-se o mundo"

Maria do Céu dá três voltas ao lar sempre que pode. Edviges vai a todos os velórios, faz hidroginástica e sopas de letras. António dá um apoio na Igreja e nos escuteiros. Tudo é uma ajuda para passar os dias quando se tornam todos iguais. No Pinhal Interior Sul, a região mais envelhecida da União Europeia, quase um terço da população tem mais de 65 anos. Os mais velhos ficaram, os mais novos partiram.

Profissão: Sniper

O Expresso foi ver como são selecionados, que armas usam, para que missões estão preparados os snipers da Força de Operações Especiais do Exército. São uma elite dentro da elite. Um pelotão restrito. Anónimo. Treinam diariamente com um único objetivo: eliminar um alvo à primeira, mesmo que esteja a centenas de metros. Humano ou material. Sem dramas morais, dizem.

Xarém com conquilhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta nova receita.

O que se passa dentro da cabeça dele

O que leva um tipo a quem iam amputando uma perna a regressar ao sítio onde os ossos se desfizeram, uma e outra vez, e testar os limites do seu corpo? Resposta: a busca pelo salto perfeito, que ele diz existir dentro dele e que ele encontrará mais dia menos dia. É a fé e a confiança que o movem e o levam a pular para lá do que é exigido a um campeão olímpico e mundial que não tem mais nada a provar a ninguém - a não ser a ele próprio. Este é um trabalho que publicámos em agosto de 2014, quando o saltador se preparava para os Europeus e falava das metas que tinha traçado para 2015 e 2016: mostrar que não estava acabado. Sete meses depois, provou-o no Europeu de pista coberta em Praga, onde venceu este fim de semana.

Amadeu, que aprendeu o mundo no campo e tinha o coração na ponta dos dedos

Em Portugal, a dedicação à língua mirandesa tem nome próprio: Amadeu Ferreira, o jurista da CMVM que - quando todos diziam que "era uma loucura impossível" - arranjou tempo para traduzir "Os Lusíadas", a "Mensagem", os quatro Evangelhos da Bíblia e ainda duas aventuras do Asterix para uma língua que pertence a um cantinho do nordeste português e é falada por menos de 15 mil pessoas. No final de 2014 deu ao Expresso aquela que viria a ser a sua última entrevista. Morreu no passado domingo e esta quinta-feira foi lançada a sua biografia, "O fio das lembranças", com quase 800 páginas.

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.


Comentários 62 Comentar
ordenar por:
mais votados
CRIME EM NOVA IORQUE
Nascida na Guiné, Nafissatou Diallo emigrou para Nova York em 1998 e é camareira do Sofitel há três anos.

Domingo passado, enquanto arrumava o apartamento em q se hospedava Dominique S-Kahn, foi estuprada pelo director do FMI e candidato à presidência da França.

Consumado o crime, a direcção do hotel chamou a polícia, que ouviu o relato de Nafissatou. Confiantes na camareira, os agentes da lei conseguiram prender o suspeito minutos antes da descolagem do avião que o levaria para Paris ─ e para a impunidade perpétua.

Depois da captura d DSK, a camareira foi à polícia fazer o reconhecimento formal do agressor. Só então descobriu que o estuprador é uma celebridade internacional.

A irmã q a acompanhava assustou-se. Nafissatou, disse q acreditava na Justiça americana. Embora jurasse que tudo não passara de sexo consensual, o acusado foi preso.

A camareira foi confortada por um comunicado da direcção do hotel: “Estamos completamente satisfeitos com seu trabalho”.

Na sexta-feira, depois de cinco noites numa cela, DSK pagou a fiança de U$D1 milhão para responder ao processo em prisão domiciliar com pulseira electrónica.

. Enleado pelo braço da Justiça, DSK renunciou à direcção do FMI, sepultou o projecto presidencial e é candidato a uma longa temporada na cadeia.

Descobriu tardiamente q, nos Estados Unidos, todos são iguais perante a lei.
...
Re: CRIME EM NOVA IORQUE (CONT.)
Re: CRIME EM NOVA IORQUE (CONT.)
Re: CRIME EM NOVA IORQUE (CONT.)
Re: CRIME EM NOVA IORQUE (CONT.)
Re: CRIME EM NOVA IORQUE (CONT.)
Re: CRIME EM NOVA IORQUE (CONT.)
Re: CRIME EM NOVA IORQUE (CONT.)
Oa Maericanos são podres e anti-democráticos!
Re: Oa Maericanos são podres e anti-democráticos!
Re: Que irónico!
Re: Que irónico!
Re: Que irónico!
Re: Oa Maericanos são podres e anti-democráticos!
Re: Que comédia
Vc é mesmo ridículo!
Re: Ooooh
Re: CRIME EM NOVA IORQUE (CONT.)
Re: CRIME EM NOVA IORQUE (CONT.)
Re: CRIME EM NOVA IORQUE
Re: CRIME EM NOVA IORQUE
Re: CRIME EM NOVA IORQUE
Re: CRIME EM NOVA IORQUE
Re: CRIME EM NOVA IORQUE
Mas que grande conforto...
Re: Mas que grande conforto...
EUA
O país que quer dar lições de moral ao mundo, é o mesmo que espalha pornografia da pior espécie por esse mundo fora.
Realmente há muita hipocresia em
em tentar mostrar esse figurão não como um criminoso, mas como um simples sedutor, que não passa dos limites aceitáveis. O socialismo francês e, tenho para mim, qualquer outro de país diferente, deve estar marcado por essa faceta discriminatória, que é bem comum na direita. As velhas chagas reaparecem nesses momentos conturbados. Por isso, talvez o protesto seja válido, para reacender o respeito. Rio Grande
Re: Realmente há muita hipocresia em
Re: Realmente há muita hipocresia em
Fizeram-lhe a folha...
Tão bem feita que o DKS nem deu por nada, ou melhor, quando deu já era.
Alguns considerandos que nada têm a haver com isto:
1 - A dívida pública dos States está apenas incontrolável com estados em pré-falência e perto de se "constipar" mais uma vez;
2 - Quem pode ganhar alguma coisa com o negócio é o...euro;
3 - Sabe-se o que DKS "pensava" sobre o euro e o trabalhinho que fez;
4 - A vontade, em surdina e que entreteanto deixou de o ser, de algumas economias emergentes pretenderem mudar o chamado "paradigma" presidencial do FMI;
5 - Candidato muito sério a mandar o Sarkozy tomar conta da gravidez da querida;
6 - O DKS até estava num Hotel, obviamente francês;
7 - A funcionária até resolveu entrar pela suite bem cedinho para não perder tempo a limpar e, vá-se lá saber porquê, estava lá o cliente;
8 - Lugar a salto mortal, encarpado ou não, com flik-flak à rectaguarda e saída para a frente;
9 -Tocou o "alarme" e o gajo foi dentro;
10 - Apareceu uma gaja a dizer que o tipo era como um chimpazé com cio (já teria dormido com algum para comparar?) fundamentado em incidente com 8 anos;
11- Depois, a fama vinha de longe e ninguém o quis entalar;
Quando um gajo é incoveniente tem que se tramar. Nos States costumam "acidentá-los" e seja o que Deus quiser, podendo ganhar uma viagem para o além. Moderadamente, criam-se factos recorrendo a amigos influentes e os europeus são mais softs.
O DKS não resisitia a um rabinho de saia e lerpou por isso. ...
Re: Fizeram-lhe a folha...
O mais Ignorante-Pateta de todos os Ignorantes...

Antes tarde do que nunca!... Já está passando da hora dessas mulheres dos saltos altos tomarem uma atitude em prol das fêmeas (digo elas, porque somente elas têm acessam ao sistema mediático e aos Senhores do Poder: umazinha como eu logo seria esmagada, acorrentada, amordaçada e etc!...)...

Agora com esse tal filósofo, Bernard Henri-Levy, nesta lista de protetores do absurdo da ignorância da cegueira da tirania machista tudo e todos comprovam qual o verdadeiro sistema de Governança Global, apenas faltou nessa lista aí o senhor primeiro-ministro José Sócrates!... Pergunto-me: o que diria ele?... O ridículo Bernard Henri-Levy “considerou o processo e as acusações contra o ex-director do FMI como "hipócritas” porque ele é o mais hipócrita de todos os hipócritas, por ter citado, “no livro "De la Guerra en Philosophie", Botul, e apresentado como um especialista em Emmanuel Kant, que teria ministrado conferências sobre Kant no Paraguai”

Ora essa: “Não sabemos o que se passou em Nova Iorque, mas sabemos o que se passa em França”, assim, minhas senhoras e senhores, como o que se passa no mundo todo enquanto esses hipócritas senhores tiverem Voz Ativa para sufocar toda a humanidade e levarem à falência todo o Planeta!... Pois a malta dos tiranos do machismo é quem Governa e Domina o Mundo!...
O Mundo foi feito por Homens!
Re: O Mundo foi feito por Homens!
Re: O Mundo foi feito por Homens!
Re: O Mundo foi feito por Homens!
Vc parece de ficção!
Re: Vc parece de ficção!
Resolve-se tudo numa pergunta!
Re: Resolve-se tudo numa pergunta!
Re: Resolve-se tudo numa pergunta!
Re: O Mundo foi feito por Homens!
A velha e caducada Europa!
A Europa continua "apoiada" no seu pedestal pelos "Velhos do Restelo", pelos antigos costumes ou pelas Velhas monarquias, pelas suas tradições, enfim, por toda uma série de componentes que não deixam esta "Europa" evoluir! É necessário levar a julgamento os prevaricantes poderosos. Ainda bem que este caso aconteceu porque nesta matéria os U.S.A. deram uma grande lição à sua Mãe Europa!
Os EUA? Quais EUA?
Quem poderia pagar por uma acompanhante de luxo,
Ia ter de borla uma camareira???

Vão contar estórias a outro... quiseram lixá-lo e conseguiram!
Re: Quem poderia pagar por uma acompanhante de lux
Re: Quem poderia pagar por uma acompanhante de lux
Re: Quem poderia pagar por uma acompanhante de lux
Re: Quem poderia pagar por uma acompanhante de lux
Re: Quem poderia pagar por uma acompanhante de lux
Re: Quem poderia pagar por uma acompanhante de lux
Re: Quem poderia pagar por uma acompanhante de lux
Re: Quem poderia pagar por uma acompanhante de lux
Antecedentes, investiguem agora q todos falam
Re: Antecedentes, investiguem agora q todos falam
Re: Antecedentes, investiguem agora q todos falam
Re: Antecedentes, investiguem agora q todos falam
A verdade do feminismo dito por mulheres
Sem Feminismo...
Apesar de achar que o mundo vive mesmo um momento de profunda decadência moral, e que realmente é necessário pessoas com atitudes dignas de valores humanos possibilitando renovação na sociedade... (quase me perdi no caminho), como eu ia dizer: não acredito nas manifestações feitas pelas feministas, pois o necessário é uma educação que mobilize o mundo inteiro e rompa com um sistema corrupto que marginaliza homens e mulheres... O sistema capitalista vigente sim é o monstro que estupra o ser o humano; abusa dos inocentes e corrabora para qualquer forma de degradação moral... Não há nada que nos garanta que Dominique Strauss-Khan seja apenas mais uma vítima desse sistema... Quem está atento ao caos global deve ser capaz de organizar a presença ativa de homens e mulheres que impulsionem futuras gerações num espaço de democratização como componente básico para uma política de sustentabilidade sócio-cultural, pois o problema não é de gênero e sim de ordem moral!... Toda desordem é o caminho possível para uma Nova Ordem!...
Já não era sem tempo
Essa atitude sexista da "elite" francesa é compatível com o modelo de sociedade que criaram, ou seja, o da mulher-objecto, da mulher que só tem valor se tiver um corpo bonito e aparecer nua nas revistas.

SÓ POR ESSE FACTO CONCORDO COM A MANIFESTAÇÃO, POIS EM GERAL ACHO AS FEMINISTAS EXAGERADAS.

A transformação da mulher ocidental em MULHER-OBJECTO, transformação essa vista COM NATURALIDADE por aquilo a que chamam "a elite" francesa é o contraponto do que sucede nas sociedades islâmicas, onde a mulher é obrigada a usar o véu. NO FUNDO, AMBAS AS SOCIEDADES RELEGAM A MULHER PARA UM PAPEL DE SUBALTERNIDADE FACE AO HOMEM.

Não me admira que depois surjam os velhotes perversos ao estilo de DSK.

No entanto, também não acredito na inocência da suposta vítima. Ela viu ali uma oportunidade de ganhar muito dinheiro, e fez ela muito bem, pois é o que se espera de alguém que teve o azar de nascer pobre num mundo decadente, sem valores, nem princípios. Resta saber se houve alguém que lhe meteu a ideia na cabeça ou se toda a situação foi de exclusiva autoria da própria "vítima".
Incógnitas...

Parece que DSK não terá avaliado bem o poder dos seus
opositores.

De um e-mail que recebi:

A semana passada, Dominique Strauss Kahn, na George Washington University, foi longe nas suas declarações: "A mundialização conseguiu muitos resultados... mas ela também tem um lado sombrio: o fosso cavado entre os ricos e os pobres. Parece evidente que temos que criar uma nova forma de mundialização para impedir que a "mão invisível" dos mercados se torne num "punho invisível"".

Dominique Strauss Kahn assinou aqui a sua sentença de morte, pisou a alinha vermelha, por isso foi armadilhado e esmagado.

Fonte: http://octopedia.blogspot...
Comentários 62 Comentar

Últimas

Ver mais
Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Pub