61
Anterior
Soluções para a geração lixada: como arranjar casa?
Seguinte
Soluções para a geração lixada: mudar a segurança social
Página Inicial   >  Blogues  >  A Tempo e a Desmodo  >  Drama Queen (aka José Sócrates)

Drama Queen (aka José Sócrates)

|

I. Eis o resumo do discurso do nosso glorioso primeiro-ministro: "há maus lá fora, e há traidores cá dentro. O mundo está cheio de conspiradores que põem em causa Portugal e a minha governação". Ou seja, assistimos a uma espécie de aplicação da tese da cabala à política internacional. Perante este show de populismo básico e venezuelano (no sentido telenoveleiro), a pergunta é só uma: José Sócrates acha mesmo que todos os portugueses são idiotas? É que, ainda por cima, o homem faz este drama como se tivesse chegado ontem ao poder. Este indivíduo fala como se não fosse primeiro-ministro desde 2005. A culpa, ora ora, é sempre dos outros: ou do FMI, ou dos mercados, ou da extrema-esquerda, ou da direita. A culpa nunca é do PS que está no poder há 15 anos. Pois claro: o PS é sempre bom e senhor da verdade, mesmo quando enterra o país. 

II. Neste momento, José Sócrates só tem uma arma: o nacionalismo serôdio. A esquerda moderada está assim reduzida a uma lógica "temos de parar os maus que vêm de fora". Agora, nem vale a pena explicar que não é o FMI que vai entrar, mas sim o FEEF, ou seja, a UE. Agora, só vale a pena dizer que o nacionalismo mais básico é o que resta ao PS. Um nacionalismo que assenta numa tática bushista: "ou estás comigo, ou estás contra mim; se não estás comigo és um traidor à pátria". Que beleza. Sócrates não comunica ao país o PEC IV, mas os outros é que são traidores. Que beleza. Os juros da nossa dívida estão na casa dos 7% e 8%, mas ele diz que está a salvar a pátria. Que beleza. Recusa-se a pedir ajuda ao FEEF a juros a 5%, porque é bom andar a colocar dívida a 8%. Uhm, sabe tão bem. Obrigado, José. Obrigado por colocares a tua sobrevivência política à frente do dinheiro de todos os portugueses.

III. Este indivíduo-que-por-acaso-é-primeiro-ministro vai cortar ou congelar a reforma do meu padrinho (uns míseros euros), mas não é capaz de acabar com o TGV. E depois ainda diz que aqueles que o criticam são traidores da pátria. Caro José Sócrates, eu, como mísero traidor da pátria, já nem sei o que te diga.


Opinião


Multimédia

Edwin. O rapaz que aprendeu a sonhar

O que Edwin sabia sobre a vida era sobreviver. Na cabeça dele não cabiam sonhos e os dias eram passados à procura de comida para ele e para a mãe e para o irmão. A fome espreitava nos cantos da barraca de palha no Quénia e ele escondia-se dela como podia - chupar as pedras era uma forma de a enganar. Mas a sorte dele mudou porque alguém viu nele outra coisa. E tudo começou numa dança. Agora, os mesmos dedos que agarravam as pedras tocam hoje teclas de um piano Bechstein. E os pés dele já não estão nus mas calçados. Com chuteiras. Primeiro no Benfica, agora no Estoril, o miúdo de 15 anos que fala como gente grande descobriu que tinha um sonho: ser futebolista. Como Drogba.

Todas as ilhas têm a sua nuvem

Raul Brandão chamou-lhe 'A Ilha Branca'. Como viajante digo que tem um verde diferente das outras oito que com ela formam o arquipélago dos Açores. É tenra, mansa, repousante e simultaneamente desafiante. Esconde segredos como a lenda da Maria Encantada e um vulcão florestado a meio do século passado que nos transporta para uma dimensão sulfurosa e mágica. Obrigatória para projetos de férias de natureza.

Em três quartos de hora não se esquece só a idade. "Esquece-se o mundo"

Maria do Céu dá três voltas ao lar sempre que pode. Edviges vai a todos os velórios, faz hidroginástica e sopas de letras. António dá um apoio na Igreja e nos escuteiros. Tudo é uma ajuda para passar os dias quando se tornam todos iguais. No Pinhal Interior Sul, a região mais envelhecida da União Europeia, quase um terço da população tem mais de 65 anos. Os mais velhos ficaram, os mais novos partiram.

Profissão: Sniper

O Expresso foi ver como são selecionados, que armas usam, para que missões estão preparados os snipers da Força de Operações Especiais do Exército. São uma elite dentro da elite. Um pelotão restrito. Anónimo. Treinam diariamente com um único objetivo: eliminar um alvo à primeira, mesmo que esteja a centenas de metros. Humano ou material. Sem dramas morais, dizem.

Xarém com conquilhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta nova receita.

O que se passa dentro da cabeça dele

O que leva um tipo a quem iam amputando uma perna a regressar ao sítio onde os ossos se desfizeram, uma e outra vez, e testar os limites do seu corpo? Resposta: a busca pelo salto perfeito, que ele diz existir dentro dele e que ele encontrará mais dia menos dia. É a fé e a confiança que o movem e o levam a pular para lá do que é exigido a um campeão olímpico e mundial que não tem mais nada a provar a ninguém - a não ser a ele próprio. Este é um trabalho que publicámos em agosto de 2014, quando o saltador se preparava para os Europeus e falava das metas que tinha traçado para 2015 e 2016: mostrar que não estava acabado. Sete meses depois, provou-o no Europeu de pista coberta em Praga, onde venceu este fim de semana.

Amadeu, que aprendeu o mundo no campo e tinha o coração na ponta dos dedos

Em Portugal, a dedicação à língua mirandesa tem nome próprio: Amadeu Ferreira, o jurista da CMVM que - quando todos diziam que "era uma loucura impossível" - arranjou tempo para traduzir "Os Lusíadas", a "Mensagem", os quatro Evangelhos da Bíblia e ainda duas aventuras do Asterix para uma língua que pertence a um cantinho do nordeste português e é falada por menos de 15 mil pessoas. No final de 2014 deu ao Expresso aquela que viria a ser a sua última entrevista. Morreu no passado domingo e esta quinta-feira foi lançada a sua biografia, "O fio das lembranças", com quase 800 páginas.

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.


Comentários 61 Comentar
ordenar por:
mais votados
A PERSONIFICAÇÃO DA MENTIRA E DA VIGARICE
Sócrates personifica a falência d toda a III Republica. Trata-se d uma personagem com graves deficiências d carácter q viu na politica a única via d poder algum dia ser alguém e, conseguiu. Com ele tudo è relativo, nada è claro. O q ontem era verdade, hoje já não o è e amanhã, nunca aconteceu. Trata-se d um mentiroso e d um vigarista a quem só um distraído compraria uma bicicleta. Todo o seu consulado è feito d promessas fáceis, mentiras descaradas e grosseiras leituras dos factos. Nas últimas legislativas conseguiu o impossível q foi enganar todo um povo. Todos os indicadores e números avançados durante a sua campanha foram em menos d um mês desmentidos. Eu não vi nem ouvi o ultimo discurso desse aldrabão mas calculo q tenha sido um crescente superlativa do mais do mesmo… o mundo conspira contra nós e eu, só eu è q sei o caminho p sair da crise em q a pátria está mergulhada. Irónico a espiral retórica nacionalista balofa dos actuais socialistas. Palavras amaldiçoadas no passado são hoje os chavões do presente e ainda os veremos a finalizar os meetings com o hino nacional e d punho erguido. Como aqui sempre disse as eleições q hoje pairam sob o país real já há muito q deviam ter tido lugar. Os mercados são imunes a saltos e piruetas e regem-se pela negra objectividade da real informação q vai saindo e q o PS escamoteia dos portugueses. A 1ª medida p sanear Portugal e reencaminha-lo p o bem è afastar Sócrates e o PS do poder. Contra factos não há argumentos e, eles no ...
Re:A PERSONIFICAÇÃO DA MENTIRA E DA VIGARICE 2
Mas é o PSD que fala verdade? hihihihihi....
Re: Mas é o PSD que fala verdade? hihihihihi....
Re: Re:A PERSONIFICAÇÃO DA MENTIRA E DA VIGARICE 2
Re: Re:A PERSONIFICAÇÃO DA MENTIRA E DA VIGARICE 2
Re: Re:A PERSONnFICAÇÃO DA MENTIRA E DA VIGARICE 2
A UE APOIA ESTAS MEDIDAS E ESTÁS CHEIO DE INVEJA?
Re: A UE APOIA ESTAS MEDIDAS E ESTÁS CHEIO DE INVE
Re: A UE APOIA ESTAS MEDIDAS E ESTÁS CHEIO DE INVE
Re: A UE APOIA ESTAS MEDIDAS E ESTÁS CHEIO DE INVE
Re: A PERSONIFICAÇÃO DA MENTIRA E DA VIGARICE
Drama José Sócrates
Que a economia não é uma ciência exata já todos sabemos, pois sofre a influência de diversos fatores externos. Veja-se o abalo que a revolta do Mundo Árabe está a causar e o que vai causar o abano no Japão. O orgulhosamente só já foi chão que deu uvas. Uma coisa eu tenho a certeza, que Sócrates é determinado e não exita em fazer o que for necessário e no presente o que lhe manda fazer Bruxelas ou antes a Srª. Merkel. Na verdade aqui dou razão a Ferreira Leite, que nós não mandamos nada. Ela lá sabe o que lhe aconteceu quando foi Ministra das Finanças e não tinhamos uma crise Mundial em cima. Seja Sócrates, Passos Coelho, que eu duvido que alguma dia o será, Capucho, ou Rui Rio, não podem ignorar esta realidade. Quem manda é a mãe e mais ninguém. Até terminarem os PECs ainda vai correr muita água debaixo da ponte.
Legitimidade da pedrada...
Esta greve dos patrões dos camiões não é inocente
 
Acontece simultâneamnte com a tentativa de golpe do ultra liberalismo e à falta de legitimidade politica para imporem as suas iniciativas resolveram impô-las à pedrada...
A mulher de Alberto Martins recebe 72 mil euros
É mais um escândalo do Governo Sócrates e que atinge o seu Ministro da Justiça Alberto Martins.Conforme a 1ª página de hoje do Diário de Notícias,a mulher de Alberto Martins recebeu, contra os pareceres da hierarquia,72 mil euros por acumulação de funções no Ministério Público.O ex-secretário de Estado João Correia despachou favoravelmente,mas disse ao Jornal que não se lembra.
É assim : os lá de cima tratam da vidinha e as reformas de 2oo euros são congeladas no PEC4,O PEC de Sócrates.de quem havia de ser ?
Passos Coelho agora que se desenrasque...
Re: A mulher de Alberto Martins recebe 72 mil euro
Re: A mulher de Alberto Martins recebe 72 mil euro
A Subducção das placas
Tal como no sismo do Japão em que do Pacífico mergulha sob a placa Eurásica, formando um arco de ilha atrás da zona de subducção, também na política vai dar-se um embate fortíssimo entre dois grandes pólos que simbolizam a direita e a esquerda.

Estamos a assistir aos pequenos abalos que prenunciam o big one.

Será que os habitantes desta parte da jangada terão de passar sempre por imbecis e permitir as maiores barbaridades ditas por determinados comentadores?

Tudo está muito bem planeado: Professores segue-se CGTP segue-se À RASCA segue-se Camionistas segue-se amuo do PSD segue-se tentativa de deitar abaixo segue-se expulsão do euro segue-se miséria e fome.

É isto que querem? Sejam sinceros: é isto que querem?

Então o termo traidores assenta como uma luva oh Henrique!
Re: A Subducção das placas
Re: A Subducção das placas
Re: A Subducção das placas
E o burro sou eu?
Re: E o burro sou eu?
Re: E o burro sou eu?
Socrates assusta
Um bom texto Henrique.
Socrates assusta não só pela incompetência mas pela falta de caracter , hipocrisia e mentira.São demasiados defeitos juntos .Como é possivel que alguém no seu perfeito juizo possa respeitar e acreditar neste fulano??
Discurso
Um discuro em que a montanha pariu um rato e fêz lembrar as célebres "comvrsas em família" de marcelo Caetano.
Desculpas esfarrapadas, argumentos sem nexo, considerar-se o único PATRIOTA e todos os outros "TRAIDORES"!
E desmentindo-se a si póprio com a aparesentação deste novo PEC ( O novo surge muito em breve !), pois no próprio dia da posse o Presidente da República declarou que não eram necessárias nenhumas medidas adicionais.
E o curioso é que este PEC já estava imposto pela Sra. Merkel.
José Sócrates limitou-se a ser o mensageiro !
Sr. PM convença-se de que o seu ciclo terminou.
Se ainda é Primeiro Ministro deve-ao ao PSD, a quem critica todos os dias !
Nem sabe o que é GRATIDÃO !
Não vê como é contestado ?
Não há pior cego que aquele que vê e não quer ver !
É o seu caso !
Acabar com o TGV? Está maluco?
Se houve dinheiro para a porra dos submarinos...
...que não trazem qualquer proveito a Portugal, também tem de haver para o TGV que vai trazer negócios, turismo e já tem os apoios aprovados pela UE.

SÓ EM PORTUGAL É QUE A DIREITA RETRÓDGADA E SERÔDIA QUER ANDAR DE COMBOIOS A VAPOR!
Re: Se houve dinheiro para a porra dos submarinos.
Socrates espalhou manteiga pelo tapete que Cavaco
estendeu a Passos Coelho e quando Passos Coelho for recebido por Cavaco Silva, este só tem que lhe dizer que estão os dois entalados e com o tapete escorregadio ha o perigo de um grande estatelanço, por isso é melhor de forma sem dar nas vistas retirar-se lentamente o tapete...
HR
O nosso primeiro ministro está como Kaddafi que a culpa é da Alqaeda, assim como o PSD em permitir esta desgraça.
Mas pelo que constato é que os Portugueses não sabem o que querem, pelo menos uma boa parte.
LEGALISED AND INSTITUTIONALISED CRIME !!!!!!!!!!!
Boa crónica
Os bloguistas-mor do Expresso hoje primaram e apresentaram um bom produto. A situação está que arde, e, quem pode decidir, tem que ter a cabeça muito fria, pois, um passo em falso e vamos todos por água abaixo (já vamos a caminho). Tem que haver alguém que dê prioridade ao interesse geral, já que há actores que só lutam pela sobrevivência pessoal.
Um bom imbróglio.!!!
Re: Drama Queen (aka José Sócrates)
A questão do TGV, calculo eu, já é muito complicada de voltar atrás, acredito que a razão porque não voltam atrás é por já há documentos assinados e acordos feitos...
Re: Drama Queen (aka José Sócrates)
Publicidade
Olhe, caro articulista,

Se V. Exa imaginasse a trabalheira que eu tive para conseguir lê-lo...

Quero através de si dizer ao Sr Belmiro que a publicidade dos supermercados Continente, no Expresso on-line, tirou-me do sério.
Decidi portanto deixar de frequentar esses supermercados.

Grato pela atenção dispensada
Re: Publicidade
Re: Publicidade
Re: Publicidade
Comentários 61 Comentar

Últimas

Ver mais
Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Pub