Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Caso BPP

BPP: "Primeiro aniversário da desgraça"

  • 333
Os clientes do BPP marcaram para hoje, pelas 18:00, uma concentração junto da sede do banco no Porto para assinalarem os 12 meses que passaram desde que o Banco de Portugal negou o pedido de financiamento de João Rendeiro.  

Clique para aceder ao índice do DOSSIÊ CASO BANCO PRIVADO   "É o primeiro aniversário da nossa desgraça", lê-se na convocatória da acção de protesto dos clientes do Banco Privado Português (BPP), a que a agência Lusa teve acesso, e que lança um apelo para que os clientes levem velas para a concentração no Porto.   Foi precisamente há um ano que Vítor Constâncio anunciou que o Banco de Portugal deu um parecer negativo ao pedido de garantias estatais para um financiamento de 750 milhões de euros ao BPP, solicitado por João Rendeiro, levando à intervenção das autoridades no banco, que actualmente ainda se mantém.    

Solução definida em Dezembro

O Governo revelou na semana passada que quer que a solução para os clientes do BPP esteja concluída, apresentada e com calendário de execução definido até ao final da primeira semana de Dezembro.      No dia 14 de Novembro, numa acção de protesto em Lisboa, os clientes do BPP exigiram ao Estado português que encontre até 02 de Dezembro uma solução de recuperação da totalidade das suas poupanças em igualdade com os restantes credores.     Algumas dezenas de clientes concentraram-se nessa data junto à sede do BPP, de onde partiram, ao início da tarde, numa marcha em direcção à Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (CMVM), Banco de Portugal e Ministério das Finanças para entregarem uma carta de protesto.