Siga-nos

Perfil

Expresso

Bollywood

Argumentos picantes (vídeo)

Paulete Matos

Em Bollywood os filmes de terror são uma das novas novas tendências dos filmes blockbusters. Leia a reportagem nos bastidores de Bollywood, na Revista Única.Clique para ler os postais Bollywood

Bernardo Mendonça (texto) e Paulete Matos (fotos), em Bombaim (www.expresso.pt)

Uma mão franzina brinca com um pedaço de arame farpado como se de um galho se tratasse. O cenário desta foto parece de guerra. E muitas vezes a realidade indiana não foge a isso. Tal a miséria e desigualdade social omnipresente.

Acerca da pobreza neste país, o escritor Alberto Moravia chegou a escrever nos anos 60: "O próprio fenómeno da mendicidade levanta a suspeita de que a pobreza na Índia não é um facto contingente e remediável, mas sim um traço constitutivo, de modo que modificá-la ou tentar anulá-la significaria alterar completamente o carácter do povo indiano".

De volta à foto. Serviria bem para poster de um filme de terror. E já são vários os posters e mupis deste género cinematográfico que preenchem as paredes de Mumbai. "Click" é o nome de um blockbuster de terror indiano que decora autocarros e paredes inteiras da cidade de Mumbai. Conta a história de um fotógrafo assombrado por fantasmas, atropelamentos e mortes por explicar. A fazer lembrar o filme de Spielberg "Poltergeist" tal é a quantidade cenas de sobrenatural. Tudo misturado com muita música e dança, em cenários de praia paradisíacos. Ou não estivessemos a falar de...Bollywood.(Numa versão moderna e sanguinária).

Leia a reportagem nos bastidores de Bollywood na Revista Única.