Siga-nos

Perfil

Expresso

Bollywood

A praia das estrelas (vídeo)

Final de tarde na praia Juhu, onde se podem encontrar vários famosos de Bollywood

Paulete Matos

Diariamente, a partir das 18h, centenas de indianos dirigem-se à praia Juhu, situada na zona mais in de Bombaim. Leia no sábado a reportagem nos bastidores de Bollywood, na Revista Única.

Bernardo Mendonça (texto) e Paulete Matos (fotos), em Mumbai (www.expresso.pt)

É um ritual que se repete sempre ao fim do dia. Nas esplanadas da praia Juhu, zona da moda em Bombaim, podem encontrar-se algumas estrelas de Bollywood e muitos wannabe que ali acorrem para estabelecer contactos profissionais e serem vistos e falados. A maioria destes wannabe anda com óculos estilo Ray-Ban e t-shirts justas e decotadas, a revelarem os bícepes sobredesenvolvidos destes Rambos indianos.

 Quando o sol começa a cruzar-se com a linha do mar já chegaram ao areal famílias inteiras, que caminham vestidas e calçadas à borda de água para se despedirem do dia. O espelho de água cria um cenário cinematográfico único. As mulheres que trajam saris deixam um rasto de cor por onde passam. As crianças correm e pulam. Ao fundo, multiplicam-se os cartazes do novo filme sensação de Bollywood, "My Name Is Kahn", protagonizado pelo tal Deus do cinema indiano Sha Ruck Khan. Filme esse que está envolto em polémica por ser alvo de boicotes pelo partido Shiv Sena. 

Um protesto às recentes declarações do actor que lamentou o facto de a Liga Indiana de Críquete (IFP) não contratar atletas paquistaneses - muçulmanos -, poucos dias antes do estreia do filme. Durante toda a semana, os radicais hindus cometeram actos de vandalismo que obrigaram as forças policiais a deter mais de 1.800 simpatizantes do Shiv Sena só em Bombaim - meca do cinema indiano e cidade onde Shah Rukh Khan mora - e a adoptar medidas de segurança extraordinárias para a projecção do filme nas grandes cidades.

Indiferente à polémica, a população defende a sua estrela. "É o nosso actor preferido! O resto não nos interessa" - repetiram os populares com que nos cruzámos na praia.

Leia no próximo Sábado a reportagem nos bastidores de Bollywood na Revista Única.