Siga-nos

Perfil

Expresso

Bollywood

A montanha azul (vídeo)

Um instante de solidariedade protagonizado por um grupo de estudantes indianos nos subúrbios de Bombaim. Leia, no próximo sábado, a reportagem nos bastidores de Bollywood na Revista Única.

Bernardo Mendonça (texto) e Paulete Matos (fotos), em Mumbai (www.expresso.pt)

Um enorme saco azul com pernas atravessa a ponte pedestre de uma zona suja, pobre e degradada dos arredores de Bombaim. A cabeça que suporta aquela gigante trouxa de lixo é de uma mulher. Na testa escorre-lhe uma lágrima de suor. Parece fazer parte da família de intocáveis que habita debaixo daquela ponte pedestre, nas margens dos carris de comboios com roupas, panelas e dejectos estendidos à sua volta. Numa lixeira a céu aberto.

Esta é a realidade que predomina um pouco por toda a Índia e que é insistentemente ignorada e desprezada pela indústria de Bollywood. E foi pela primeira vez apresentada no cinema com o premiado "Slumdog Millionaire".

Quando esta mulher tenta atravessar a zona de acesso às escadas, o saco esbarra nos corrimões. Impede-a de passar. A mulher balança, desequilibra-se, a trouxa azul escorrega-lhe da cabeça e tomba no chão provocando um estrondo seco. Ela reage sem reagir. O rosto está ausente de expressão.

Aquele corpo frágil está determinado a levantar de novo o gigante de plástico. A sua miséria é tanta que tudo o que tem está embrulhado naquele saco. Mas faltam-lhe as forças... Entretanto, um batalhão de miúdos com farda escolar que acabara de sair da escola cruza-se com ela. Ao perceberem o desespero da mulher, juntam-se num ápice à sua volta e, como formigas humanas, fazem o saco deslizar do topo da escadaria até à rua. A realidade, às vezes, é bem mais poética e surpreendente do que a ficção.

Esta bem podia ser uma cena de um filme em Bollywood. Uma lição de solidariedade e humanidade. Aquele gesto generoso provocou dezenas de sorrisos. Até à mulher do saco...

Leia no próximo Sábado a reportagem nos bastidores de Bollywood na Revista Única.