Siga-nos

Perfil

Expresso

Vulcão pára aviões

TAP voa apenas para Espanha e Itália

A TAP anunciou hoje que apenas está a operar voos na Europa com destino a Espanha e Roma. Clique para visitar o dossiê Vulcão Pára Aviões

A TAP anunciou hoje que apenas está a operar voos na Europa com destino a Espanha e Roma, devido ao encerramento da maioria dos aeroportos, e apelou aos passageiros para não se dirigirem para os aeroportos portugueses.

Clique para aceder ao índice do DOSSIÊ VULCÃO PÁRA AVIÕES

"Toda a restante operação para a Europa está suspensa, uma vez que os aeroportos estão encerrados", disse à agência Lusa o porta-voz da companhia aérea portuguesa, André Soares.

"A mensagem essencial é pedir aos passageiros que tenham voos para destinos europeus, à exceção de Espanha e Roma, que não vão para o aeroporto, porque não vão resolver nenhuma situação", acrescentou André Soares.

Informação actualizada no site

O porta-voz da TAP sublinhou que, assim que seja possível operar para outros destinos, a empresa dará essa informação através do site www.flytap.com e da comunicação social.

Sobre os prejuízos que esta situação acarreta, André afirmou que, "obviamente, tem custos elevados, mas neste momento a preocupação da TAP é atuar". "É um momento de ação, não é o momento de estar a fazer contas de somar.

Até porque qualquer previsão que possamos fazer é puramente especulativa porque não sabemos quanto tempo esta situação se vai prolongar", argumentou.

O objetivo neste momento é "tentar minorar os transtornos que a situação está a fazer aos passageiros e à companhia", acrescentou.

Quase uma centena de voos cancelados

Segundo a autoridade aeroportuária nacional, foi cancelada quase uma centena de voos com partida prevista para hoje dos três aeroportos de Portugal Continental.

De acordo com a informação constante no site da ANA - Aeroportos de Portugal, só com origem no aeroporto de Faro encontram-se cancelados mais de 50 voos, até ao final do dia.

Com partidas do aeroporto de Lisboa estão cancelados cerca de 30 voos durante o dia de hoje, enquanto do Porto ficarão por descolar 17 voos.

Cerca de 17 mil voos foram cancelados na Europa desde quinta feira passada devido às nuvens de cinzas vulcânicas provenientes da Islândia, segundo cálculos efetuados na sexta feira pela agência europeia de tráfego aéreo.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.