Siga-nos

Perfil

Expresso

Vulcão pára aviões

Presidente deve chegar a Lisboa à noite

O Presidente da República deve chegar a Lisboa ao princípio da noite de hoje, vindo de Barcelona num Falcon da Força Aérea, segundo as previsões fornecidas por fonte da presidência num briefing hoje de manhã, em Estrasburgo, a primeira paragem depois de Praga.

Luisa Meireles, enviada a Praga (www.expresso.pt)

O Presidente da República deve chegar a Lisboa ao princípio da noite de hoje, vindo de Barcelona num Falcon da Força Aérea e a comitiva um pouco mais tarde, já no começo da madrugada (hora local), num C-130.

Estas eram pelo menos as previsões fornecidas por fonte da presidência num briefing hoje de manhã, em Estrasburgo, a primeira paragem depois de Praga.

Saídos de Estrasburgo às 7h30 da manhã, o objectivo é conseguir chegar a Barcelona, onde deverão estar a essa hora o Falcon e o C-130, se não se registarem incidentes.

Presentemente, há restrições de voo na Catalunha acima dos 19 mil pés até às 16h00, o que significa que tanto o Falcon como o C-130 podem voar abaixo dessa altitude. Ontem, o aeroporto de Barcelona chegou a ser encerrado.

Se a situação meteorológica se agravar, a alternativa prevista é pernoitar este domingo em Barcelona e, amanhã, seguir de novo viagem por via terrestre.

O percurso entre Estrasburgo e Barcelona é de 1132 quilómetros. Ontem, foram 606 entre Praga e Estrasburgo. Serão mais cerca de 1000 quilómetros a percorrer até Lisboa.