Siga-nos

Perfil

Expresso

Vulcão pára aviões

Parte dos aeroportos europeus reabre hoje

Os aeroportos da Finlândia, Dinamarca, Suécia vão reabrir hoje a horas diversas, mas temporariamente e com condicionamentos. Já os espaços aéreos do Reino Unido e da Alemanha vão permanecer encerrados 

Na Finlândia, os aeroportos de Turku e Tampere, fechados desde quinta feira devido à nuvem de cinzas proveniente de um vulcão na Islândia, vão reabrir hoje entre as 12h00 e as 18h00 locais (10h00 e as 16h00 em Lisboa), anunciaram as autoridades portuárias.

O principal aeroporto finlandês, de Helsinquia-Vantas, manter-se-á encerrado.

O espaço aéreo alemão vai continuar encerrado até às 2h00 de terça-feira (1h00 de Lisboa), anunciou a Agência de Segurança Aeronáutica (DFS), prolongando assim o prazo que já vigorava até ao fim do dia de hoje.

As autoridades de controlo aéreo britânicas anunciaram a decisão de prolongar até "pelo menos" a 1h00 de terça feira (mesma hora em Lisboa).

Itália voltou a encerrar espaço aéreo

Também os responsáveis italianos anunciaram hoje em Roma que o espaço aéreo do norte de Itália voltou a ser encerrado às 9h00 locais (8h00 em Lisboa), depois de recebidos os últimos boletins meteorológicos sobre a evolução da nuvem de cinzas provocada pela erupção de um vulcão islandês.

O espaço aéreo dinamarquês será reaberto acima dos 35.000 pés a partir das 10h00 locais (9h00 em Lisboa), mas mantêm-se as restrições abaixo desta altitude pelo menos até à 01:00 de terça feira, anunciaram as autoridades aeroportuárias dinamarquesas.

Na Suécia, as autoridades ordenaram a abertura sucessiva de grande parte do espaço aéreo do país, incluindo os aeroportos de Arlanda (Estocolmo) e de Landyettrt (Gotemburgo), que estiveram fechados desde quinta feira.

Com esta reabertura, os voos procedentes dos Estados Unidos poderão aterrar na Suécia.

Noruega devem voltar a fechar espaço aéreo

Anteriormente, na última noite, as autoridades norueguesas tinham ordenado a eliminação quase total das restrições, fazendo com que só esteja fechado ao tráfego aéreo uma pequena faixa no leste da Província de Finnmark, que faz fronteira com a Finlândia e com a Rússia.

No entanto, as autoridades norueguesas advertiram hoje num comunicado às 8h00 em Lisboa que as previsões meteorológicas indicam que é provável que o espaço aéreo no sul e no oeste do país volte a ser fechado hoje à noite devido à chegada de uma nova nuvem de cinzas vulcânicas.

A enorme nuvem de cinzas soltas por um vulcão da Islândia, que entrou em erupção na quarta feira e que continua, tem estado a afectar o tráfego aéreo em todo o espaço europeu.

***Texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.