Siga-nos

Perfil

Expresso

Vulcão pára aviões

Nuvem de cinzas atinge espaço aéreo português

A Ilha de Santa Maria, nos Açores, já foi atingida pela nuvem de cinza vulcânica provocada pela erupção do vulcão na Islândia. Clique para visitar o dossiê Vulcão Pára Aviões

De acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), uma pequena parte do espaço aéreo português já foi atingida pela nuvem de cinzas proveniente da erupção do vulcão na Islândia. A Ilha de Santa Maria, nos Açores, é a zona afectada, 

Clique para aceder ao índice do DOSSIÊ VULCÃO PÁRA AVIÕES

Uma fonte do IM no aeroporto de Ponta Delgada garantiu, porém, à Agência Lusa não se prever que nas próximas horas a situação tenha reflexos no tráfego aéreo no arquipélago.

A nuvem de cinzas detetada no espaço aéreo controlado a partir de Santa Maria está localizada a cerca de 780 quilómetros a norte dos Açores, adiantou a meteorologista Patrícia Navarro.

Segundo acrescentou, as cinzas ocupam uma área de cerca de 110 quilómetros, calculados a partir do limite norte da zona afeta ao controlo garantido a partir de Santa Maria.

Não só o Reino unido, Alemanha, Dinamarca, Holanda, Noruega, mas também a Europa Central, como França, República Checa, Polónia, Eslováquia e Eslovénia, são os países mais afetados pela nuvem de cinzas.

Embora o Sul da Europa seja a zona menos afetada, já há condicionamentos registados no Norte de Itália.