Siga-nos

Perfil

Expresso

Vulcão pára aviões

Metade dos voos previstos para hoje vão ser realizados

Eurocontrol prevê uma melhoria na evolução da nuvem de cinzas, podendo assim realizar-se metade dos voos previstos para hoje, seginda feira. Clique para visitar o dossiê Vulcão Pára Aviões

O secretário de estado dos Assuntos Europeus espanhol, Diego López Garrido, disse hoje, em Bruxelas, que o Eurocontrol prevê uma melhoria na evolução da nuvem de cinzas proveniente da Islândia podendo realizar-se metade dos voos previstos para segunda-feira. 

Clique para aceder ao índice do DOSSIÊ VULCÃO PÁRA AVIÕES

O responsável da presidência espanhola da União Europeia tinha estado pouco antes reunido com responsáveis da Agência Europeia para a Segurança e Navegação Aérea, acompanhado pelo comissário europeu dos Transportes, Siim Kallas. 

O balanço da Agência Europeia para a Segurança e Navegação Aérea - Eurocontrol indicou que apenas 4 000 dos 24 000 voos previstos iriam operar hoje. 

Entre quinta-feira e o final do dia de hoje serão cerca de 63 mil os voos cancelados em toda a Europa, devido à nuvem que se formou com a erupção do vulcão Eyjafallajokull, na Islândia. 

A maioria dos países da UE foi obrigada a fechar o seu espaço aéreo devido à passagem dessa nuvem de cinzas.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.