Siga-nos

Perfil

Expresso

Vulcão pára aviões

Inesperada escala de Merkel em Lisboa

José Sócrates deslocou-se ao aeroporto de Figo Maduro para receber a chanceler alemã.

O primeiro ministro português José Sócrates foi hoje ao aeroporto de Figo Maduro receber a chanceler alemã Ângela Merkel, numa inesperada escala em Lisboa, devido às perturbações do tráfego aéreo causadas pela nuvem vulcânica proveniente da Islândia.

Estava previsto que a chanceler alemã, que regressa dos Estados Unidos, aterrasse em Figo Maduro cerca das 15h30 e, segundo fonte do gabinete do primeiro ministro, José Sócrates "passará no aeroporto onde terá um encontro de mera cortesia" com Angela Merkel.

Inicialmente, estava previsto que a chefe do governo alemão chegasse às 15h00 (14h30 em Lisboa) à parte militar do aeroporto de Berlim-tegel, mas o espaço aéreo sobre Berlim está encerrado devido à nuvem de cinza proveviente da Islândia.

Em alternativa, Merkel deverá ter aterrado em Lisboa cerca das 15h30 (hora local), antes de prosseguir viagem para a Alemanha, onde o único dos 16 aeroportos internacionais da Alemanha que permanece aberto é o de Munique, que deverá também encerrar ao fim da tarde.

De acordo com o porta-voz do governo alemão, Merkel deverá pernoitar em Lisboa e retomar o regresso à Alemanha ao início da tarde sábado, devido às regras que estipulam os tempos de paragem obrigatórios para a tripulação do avião.

***Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.