Siga-nos

Perfil

Expresso

Vulcão pára aviões

Espaço aéreo britânico reabre de forma faseada

A maioria do espaço aéreo britânico vai reabrir esta noite de forma "faseada". Clique para visitar o dossiê Vulcão Pára Aviões

A maioria do espaço aéreo britânico vai reabrir de forma "faseada" a partir das 22h00, anunciou hoje a Autoridade de Aviação Civil britânica, responsável pela segurança no setor.

Clique para aceder ao índice do DOSSIÊ VULCÃO PÁRA AVIÕES

"Ainda vão continuar a existir algumas 'zonas sem voo' onde as concentrações de cinza apresentarem níveis inseguros para os voos se realizarem, mas serão muito menores do que as restrições atuais", vincou o organismo, em comunicado.

Todavia, acrescentou, com base na informação dos serviços meteorológicos, estas zonas "não cobrem atualmente o Reino Unido".

Tolerância dos aviões à cinza

A AAC refere que discutiu com muitos dos melhores especialistas do mundo em aviação para procurar uma forma de enfrentar o problema da nuvem de cinza vulcânica, a qual os procedimentos internacionais recomendam que se evite. Mas a recolha de informação e a análise por peritos permitiu a elaboração de novas recomendações que vão ser adotadas em toda a Europa.

"A principal barreira para reiniciar os voos era perceber os níveis de tolerância dos aviões à cinza", vinca o regulador britânico.

"Os construtores aceitaram agora que existem níveis superiores de tolerância em zonas de baixa densidade de cinza", acrescentou.

Entretanto, os serviços de controlo aéreo NATS comunicaram que esperam por informação dos serviços meteorológicos para dar indicações mais precisas sobre os aeroportos que poderão reabrir.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.