Siga-nos

Perfil

Expresso

Vulcão pára aviões

Caos aéreo provoca prejuízos de €1700 milhões no turismo europeu

A Organização Mundial de Turismo calcula que o sector perdeu mais de €300 milhões por dia só na Europa. A 4 de Maio, a UE vai tentar acelerar o céu único.Clique para visitar o dossiê Vulcão Pára Aviões

O secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (OMT), Taleb Rifai, referiu hoje que a nuvem de cinza a as situações decorrentes da erupção do vulcão islandês provocaram prejuízos na Europa para o sector do turismo na ordem dos 2.300 milhões de dólares (cerca de 1.700 milhões de euros). Segundo a OMT, a Europa recebe, todos os anos, por avião, 240 milhões de turistas - 700 mil por dia.

Clique para aceder ao índice do DOSSIÊ VULCÃO PÁRA AVIÕES

Rifai especificou ainda que as perdas diárias rondam os 400 milhões de dólares (300,4 milhões de euros). E apelou às partes envolvidas na indústria turística, públicas ou privadas, que "assumam as responsabilidades para com os passageiros" decorrentes do encerramento da maioria dos aeroportos depois de 15 de Abril.

De acordo com a Associação Internacional de Transportes Aéreos, os prejuízos para as companhias aéreas ascendem aos 1.700 milhões de dólares (1.260 milhões de euros), o pior golpe para a indústria desde o 11 de Setembro.

UE quer acelerar céu único

Entretanto, a presidência espanhola da União Europeia convocou uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros de Transportes para 4 de Maio, na qual irá propôr a aceleração do calendário de adopção do céu único europeu.

Este projecto implica uma reorganização territorial e funcional do espaço aéreo europeu, no sentido de reduzir para metade os custos inerentes aos voos, triplicar a capacidade de tráfego aéreo e reduzir em 10% o impacto ambiental.

Actualmente, o espaço aéreo europeu está dividido em nove grandes blocos. Dada a sua penetração sobre o oceano Atlântico, Portugal e Espanha são responsáveis pelo segundo maior bloco, em termos de superfície. Previsto para 2012, o projecto prevê que esses blocos funcionem em coordenação entre eles e dentro de cada um deles.