Siga-nos

Perfil

Expresso

Vulcão pára aviões

5000 voos cancelados na Europa

Nuvens de cinza vulcânica vindas da Islândia levam ao cancelamento de cerca de 5000 voos até ao final do dia.

O cancelamento de voos na Europa devido à erupção vulcânica na Islândia deverão chegar aos 5000, segundo a estimativa da Eurocontrol.



Segundo a mesma fonte, as perturbações no tráfego aéreo podem durar dois dias, mas dependerá da evolução da nuvem de cinza vulcânica proveniente da Islândia.



A maior parte do tráfego aéreo foi suspensa no Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, Noruega e Suécia, e os espaços aéreos da Alemanha, Holanda e Bélgica vão ser encerrados durante a tarde, segundo a agência.



Situação afeta 3000 passageiros



O cancelamento de voos da TAP na sequência da erupção vulcânica na Islândia afetou hoje cerca de 3.000 passageiros, que poderão alterar as suas reservas para datas posteriores sem qualquer penalização, assegurou a Tansportadora Aérea. 

 

De acordo com um comunicado da TAP, foram cancelados 17 voos da transportadora nacional ao longo do dia para Copenhaga, Estocolmo, Helsínquia e Oslo, na Escandinávia, e Londres, Amesterdão Bruxelas e Hamburgo. 

 

"Devido à erupção vulcânica ocorrida ontem (14 Abril) na Islândia e consequente dispersão na atmosfera de cinzas vulcânicas no Norte da Europa, o tráfego aéreo foi hoje fortemente afetado, com o encerramento de vários aeroportos, o que provocou perturbações na operação da TAP", salienta a empresa. 

 

A  TAP diz que "tem estado em permanente contacto com os diversos aeroportos europeus, procurando recolher informações que lhe permitam retomar a sua operação tão cedo quanto possível".  

 

"No entanto, é já certo que parte dos aeroportos permanecerão encerrados pelos menos durante parte do dia de amanhã", afirma a TAP no mesmo comunicado.   

163 voos cancelados da TAP



Segundo informação da ANA - Aeroportos de Portugal, foram hoje cancelados em Portugal 163 voos, a maioria em Faro, na sequência da erupção vulcânica na Islândia que provocou uma nuvem de cinza na Europa.   

 

A ANA aconselhou os passageiros com viagem marcada para hoje ou sexta feira a confirmarem o voo antes de se dirigirem ao aeroporto. 

 

As nuvens de cinzas foram provocadas pela erupção, na quarta feira de manhã, de um vulcão do glaciar Eyjafjallajokull, no sul da Islândia. Cerca de 800 pessoas já foram retiradas das suas habitações no Sul do país. 

 

Por todo o mundo foram cancelados vários voos com destino ao Norte e centro da Europa devido a preocupações de segurança.  

 

 

 ***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico ***