Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Revoltas no Magrebe e no Médio Oriente

Onde está e para onde vai Kadhafi? (Vídeo)

  • 333

Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)

O ditador líbio parece continuar a resistir, pelo menos em reconhecer que está a sair derrotado, e conseguiu fugir por um dos vários túneis e bunkers que mandou construir em Tripoli. Impossibilitado de continuar na Líbia, não são muitos os países que o querem receber. O Zimbabué é uma alternativa possível, avança a televisão Al Jazeera. 

Clique para aceder ao índice do Dossiê Revoltas no Magrebe e no Médio Oriente

Mas como o Presidente  do Zimbabué, Robert Mugabe, tem repetidamente condenado a ofensiva da NATO - que chama de "organização terrorista", acusando a Aliança a Aliança Atlântica de tentar matar o coronel líbio - especula-se que Kadhafi possa passar o resto da vida na capital daquele país, Harare.

Outro destino possível é a África do Sul, por causa das estreitas relações com a Líbia. A Venezuela é, também, uma possibilidade. O Presidente venezuelano Hugo Chávez não se cansa de reafirmar  o seu apoio ao coronel, com grandes críticas à ofensiva da Aliança Atlântica na Líbia.

Um conselheiro do Presidente da Nicarágua, por sua vez, afirmou ontem à noite que o seu governo vai ponderar a possibilidade de dar asilo ao líder líbio Muammar Kadhafi, se este o pedir.

De acordo com o Pentágono, Kadhafi ainda está na Líbia.