Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Nova crise em Gaza

Telavive: Milhares protestam contra Israel

  • 333

O protesto foi promovido por um grupo de movimentos anti-ocupação de esquerda e de extrema-esquerda. Clique para aceder ao índice do dossiê Nova crise em Gaza

Milhares de israelitas, judeus e árabes manifestaram-se hoje em Telavive contra a continuação da ocupação dos territórios palestinianos, segundo testemunhou um jornalista da agência noticiosa AFP.

Clique para aceder ao índice do dossiê Nova crise em Gaza

O protesto foi convocado por ocasião do 43.º aniversário da ocupação israelita dos territórios palestinianos conquistados (guerra dos seis dias), em junho de 1967.

Perto de cinco mil manifestantes desfilaram de forma pacífica no centro de Telavive, denunciando um "governo que afunda Israel em vez de navegar para a paz", numa referência ao ataque do exército israelita, em águas internacionais, contra uma frota humanitária internacional que tinha como destino Gaza.

No incidente, que ocorreu na segunda feira passada, morreram oito ativistas turcos e um americano de origem turca.

Levantamento do bloqueio

Israel voltou hoje a impedir outro navio de ajuda humanitária, o cargueiro irlandês Rachel Corrie, de chegar à Faixa de Gaza.

Durante a manifestação, vários oradores pediram o levantamento do bloqueio a Gaza e o acesso dos navios de ajuda humanitária internacional ao enclave palestiniano.

Exibindo bandeiras israelitas e palestinianas, os manifestantes gritaram frases como "Israel, Palestina, dois Estados para dois povos" e "Amamos o nosso país mas temos vergonha do seu governo".

A manifestação, autorizada pela polícia e que foi acompanhada por um forte contingente de segurança, foi promovida por um grupo de movimentos anti-ocupação de esquerda e de extrema-esquerda.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.