Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Mais austeridade

Álvaro: "Vamos dar a volta à situação"

  • 333

Álvaro Santos Pereira não duvida que Portugal vai "dar a volta à situação" de crise em que se encontra, porque "o que precisamos de fazer é voltar a crescer rapidamente".

O ministro da Economia e Emprego disse hoje não ter dúvidas de que Portugal vai contornar a atual crise económica e financeira, lembrando o "enorme legado" nessa área com que o Governo se deparou ao entrar em funções.

"Não temos dúvida que vamos dar a volta à situação", disse Álvaro Santos Pereira aos jornalistas em Lisboa, no final de uma cerimónia de apresentação pública do sistema de recuperação de empresas por via extrajudicial (SIREVE).

O governante reconhece que "ninguém gosta das medidas duras de austeridade" e dos sacríficos que estão a ser pedidos, mas sublinhou a "determinação" do Executivo em trabalhar com os portugueses e os parceiros sociais para uma mudança de rumo na economia portuguesa.

"O que precisamos de fazer é voltar a crescer rapidamente, foi nisso que apostámos todas as nossas energias nas reformas estruturais que já estão no terreno", considerou, lembrando a necessidade de "ajudar" cidadãos e empresas nesse sentido, e dando como exemplo o SIREVE como "salvaguarda de postos de trabalho".

Álvaro Santos Pereira reiterou ainda que as "medidas duras" e os sacrifícios pedidos têm de ser partilhados "por todos" os cidadãos portugueses.