Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Irão

Irão: Vários responsáveis reformadores detidos

  • 333

Foram detidos vários membros da Frente da participação e da Organização dos Mudjaidine da revolução islâmica (OMRI), os dois principais grupos reformadores que apoiaram Moussavi, que saiu derrotado nas presidenciais.

Vários responsáveis reformadores, apoiantes de Mir Hossein Moussavi, candidato às eleições presidenciais de sexta-feira no Irão, foram detidos sábado à tarde, declarou hoje um responsável do Frente de participação, Rajab-Ali Mazrouie.

Entre as pessoas detidas figuram Mohsen Mirdamadi, chefe do Frente, próximo do antigo presidente Mohammad Khatami, Mostapha Tadjadeh (antigo vice-ministro do Interior), Mohsen Aminzadeh (antigo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros), Abdollah Ramezanzadeh (porta-voz do governo de Khatami), Saïd Shariati, Zohreh Aghajari e Behzad Nabavi.

Todos os detidos são membros da Frente da participação e da Organização dos Mudjaidine da revolução islâmica (OMRI), os dois principais grupos reformadores que apoiaram Moussavi nas eleições presidenciais de 12 de Junho, ganhas pelo presidente cessante Mahmoud Ahmadinejad.

O anúncio dos resultados oficiais provocou sábado confrontos em pleno coração de Teerão por parte dos apoiantes do seu principal rival, Mir Hossein Moussavi, e das acusações de fraude eleitoral.