Siga-nos

Perfil

Expresso

Irão

Irão: Ahmadinejad equipara Obama a Bush

"Espero que deixe de interferir e que se desculpe de forma clara", continuou o presidente reeleito", declarou Ahmadinejad sobre a condenação de Obama à repressão dos protestos.

Mahmud Ahmadinejad aproveitou a inauguração de um projecto petroquímico para atacar Barack Obama.

Clique para aceder ao índice do DOSSIÊ ELEIÇÕES NO IRÃO

Depois do Presidente americano ter condenado a violência de Teerão sobre os manifestantes, Ahmadinejad veio agora acusar Obama de interferir nos assuntos do Irão, comparando-o a George Bush.

"Obama cometeu um erro ao dizer essas coisas. A nossa pergunta é porque terá decidido seguir o caminho de Bush", questionou.

"Se é esse o tom que pretende utilizar, então não há nada a falar. Espero que deixe de interferir e que se desculpe de forma clara", continuou o presidente reeleito.

Recorde-se que Obama condenou recentemente a violência utilizada pelo regime de Teerão contra os manifestantes.   

Mudou a relação com o Ocidente

O líder iraniano deixou ainda uma mensagem sobre o a crise pós-eleitoral no Irão, afirmando que mudou a relação com o Ocidente.

"Os ocidentais pensavam que podiam destruir a autoridade iraniana com propaganda falsa. Devem saber que a partir de agora o Irão falará com uma outra posição, tratará os inimigos com uma perspectiva nova", advertiu.

"Acabaram os tempos em que os países arrogantes subjugavam outros países do mundo. O Ocidente deve abrir os olhos já que o Irão está preparado para qualquer eventualidade", acrescentou Ahmadinejad.