Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Eleições no Brasil

Brasil: Palhaço Tiririca provou saber ler e escrever

  • 333

Palhaço Tiririca foi o mais votado dos deputados federais eleitos no Brasil, com 1.3 milhões de votos

Sebastião Moreira/EPA

Palhaço Tiririca "leu e escreveu" durante a prova realizada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, convocada para apurar se o deputado federal eleito era ou não analfabeto. Clique para aceder ao índice do dossiê Eleições no Brasil

<#comment comment="[if gte mso 9]> Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 <#comment comment="[if gte mso 9]> <#comment comment="[if gte mso 10]>

O deputado federal eleito Tiririca, o mais votado do Brasil com 1,3 milhões de votos, passou no teste e provou perante a justiça eleitoral brasileira que sabe ler e escrever, anunciou fonte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo. 

Clique para aceder ao índice do DOSSIÊ ELEIÇÕES NO BRASIL

Segundo as edições eletrónicas dos jornais brasileiros "O Globo" e "Folha de São Paulo", o resultado positivo, do teste foi anunciado pelo presidente do TRE, Walter de Almeida Guilherme. Segundo a fonte, o deputado eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como palhaço Tiririca, "leu e escreveu" durante a prova realizada numa sessão do TRE, convocada para apurar a veracidade da sua declaração de escolaridade. 

Todavia, o magistrado escusou-se a comentar o desempenho de Tiririca.

Perícia detetou irregularidades

A legislação eleitoral brasileira diz que os analfabetos podem votar, mas são impedidos de disputar qualquer cargo público. O palhaço Tiririca foi acusado pelo Ministério Público (MP) de entregar à Justiça Eleitoral declarações falsas sobre a sua alfabetização e também sobre os seus bens. 

Uma perícia policial indicou irregularidades na declaração escrita por Tiririca para o registo da sua candidatura, uma exigência feita pela legislação a todos os candidatos para comprovar a alfabetização. 

A denúncia do MP gerou uma ação penal sob a acusação da prática de falsidade ideológica. 

Ayrton Senna no teste

Apesar da polémica à volta quer do seu programa eleitoral quer das dúvidas sobre a sua capacidade de saber ler e escrever, Tiririca obteve 1,3 milhões de votos, concorrendo sob a bandeira do Partido da República, nas eleições realizadas no passado dia 3 de outubro. 

Durante teste, Tiririca foi submetido à leitura do título e subtítulo de duas páginas da edição de hoje de um jornal de São Paulo, e respetiva interpretação, de uma reportagem sobre o filme que homenageia o antigo piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, e outra sobre uma ação de fiscalização de um estabelecimento comercial que vendia produtos fora do prazo.