Siga-nos

Perfil

Expresso

Bento XVI em Portugal

Papa: Missa em Lisboa quase paga com donativos

Operação em redor da missa que Bento XVI celebrará no Terreiro do Paço. custa 200 mil euros. Percursos do Papa em Lisboa já são conhecidos. Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal A eucaristia celebrada pelo Papa Bento XVI no Terreiro do Paço, em Lisboa, com custos estimados em 200 mil euros, deverá ter um "custo zero", graças aos donativos de particulares e empresas, anunciou hoje a comissão organizadora. 

"Houve um conjunto significativo de donativos de pessoas individuais e de empresas", afirmou, em conferência de imprensa, o padre Mário Rui Pedras, da comissão organizadora da missa papal em Lisboa. 

Com a verba reunida no peditório que ocorrerá na própria missa do Terreiro do Paço, a organização pensa "chegar a um custo zero" de "toda a operação". "Muitos donativos têm sido feitos em géneros ou em recursos", acrescentou Mário Rui Pedras. 

Os percursos de Bento XVI em Lisboa

A organização divulgou, entretanto, os percursos em que o Papa estará visível à população na cidade de Lisboa. À chegada, no dia 11 de maio, Bento XVI parte do aeroporto da Portela em "papamóvel" rumo à Nunciatura Apostólica, onde pernoitará, passando pela alameda das Comunidades Portuguesas, rotunda do Relógio, avenida Gago Coutinho, venida dos Estados Unidos da América, Entrecampos, avenida da República, Saldanha, avenida Fontes Pereira de Mello, rua Latino Coelho e avenida Luís Bívar. 

Depois, o Papa seguirá em viatura fechada para Belém, onde, frente ao Mosteiro dos Jerónimos, recebe as honras militares devidas aos chefes de Estado, e com o cardeal patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, fará uma visita ao mosteiro, de onde seguirá para a receção oficial do Presidente da República, Cavaco Silva, no Palácio de Belém. 

Antes da missa no Terreiro do Paço, Bento XVI viajará de "papamóvel" entre a nunciatura apostólica, na avenida Luís Bívar, e a praça do Comércio, estando visível em todo o percurso. 

Num tempo estimado de meia hora, percorrerá, assim, a partir das 17h30, a avenida Luís Bívar, rua Pinheiro Chagas, avenida Fontes Pereira de Melo, Marquês de Pombal, avenida da Liberdade, Restauradores, Rossio, rua do Ouro, rua do Comércio, praça do Município e rua do Arsenal, até ao Terreiro do Paço. 

Após a missa, Bento XVI regressa igualmente de "papamóvel" à avenida Luís Bívar, passando pela rua da Prata, praça da Figueira, Rossio, Restauradores, avenida da Liberdade, Marquês de Pombal, avenida Fontes Pereira de Melo e rua Latino Coelho. 

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

.