Siga-nos

Perfil

Expresso

Bento XVI em Portugal

"Igreja tem profunda necessidade de pedir perdão"

Durante a viagem até Lisboa, Bento XVI falou aos jornalistas que com ele viajaram no avião papal e não podia ser mais directo: a Igreja "tem profunda necessidade de pedir perdão". Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

Rosa Pedroso Lima, na comitiva papal (www.expresso.pt)

"A maior perseguição à Igreja não vem de inimigos de fora, mas nasce nos pecados da própria Igreja", disse Bento XVI aos jornalistas durante o voo que o trouxe a Lisboa.

Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

Num discurso de 15 minutos - em resposta a questões previamente submetidas à Santa Sé pelos 65 jornalistas que viajam com o Papa - Bento XVI não podia ser mais directo: a Igreja "tem profunda necessidade de penitência, de aceitar a purificação, de pedir perdão e que se faça justiça".

Esta afirmação, que o Papa ligou ao terceiro segredo de Fátima e às referências dos pastorinhos aos sofrimentos pelos quais a Igreja iria passar, foram o ponto alto de uma declaração de Bento XVI, que abordou ainda o papel da Igreja portuguesa face à secularização e à crise económica.

Saiba todos os passos e horários do programa oficial da visita do Papa Bento XVI a Portugal, entre 11 e 14 de Maio clicando em Programa da visita de Bento XVI a Portugal