Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

O que pensa este homem? (e que hipóteses tem...)

  • 333

Presidenciais. Foi um empenhado reitor da Universidade de Lisboa, com espaçada intervenção política. Há cerca de seis meses mudou. E tornou-se protagonista

Luís Barra

Foi o atual Presidente da República quem o trouxe para a ribalta política, entregando-lhe as comemorações do 10 de junho de 2012, onde o reitor veio pedir "alternativas" e "um novo rumo para a nossa História". Um ano depois, pela mão de Mário Soares, entrou na Conferência pela unidade de esquerda. E tornou-se um sério candidato a Belém.

Rosa Pedroso Lima e Luísa Meireles

É fácil traçar a carreira política de António Sampaio da Nóvoa, o professor universitário de 61 anos que agora é dado como um mais do que certo candidato à Presidência da República. Viveu "cem por cento" no meio académico, garantem os seus amigos e, ele próprio assume que não tem, nem nunca teve "qualquer ligação a qualquer partido ou organização política". A sua intervenção pública é recente. Conta-se até pelos dedos das mãos e por alguns discursos inflamados. Mas, nem por isso, a sua entrada na cena política deixou de ter impacto. E de causar dores de cabeça.  

 

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI