Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

"Adoro a investigação, é como se fosse uma virose"

Homenagem. A biografia de Odette Ferreira, pioneira da investigação do virus VIH, é apresentada hoje na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Marcos Borga

Odette Ferreira é uma das pioneiras na investigação e luta contra o VIH/sida em Portugal. Investiu toda a energia e compromissos no Ensino, na Investigação e na vontade intrínseca de transmitir uma "mensagem de saúde pública" a toda a sociedade. Hoje, a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, onde se licenciou, presta-lhe homenagem. O Expresso foi ouvi-la.

Dedica-se de corpo e alma à investigação. Considera-se "sonhadora e idealista". Trabalha todos os dias e não prevê parar, pelo menos para já. Ao fim de 30 anos de estudo, a investigadora confessa ao Expresso não acreditar que seja alguma vez seja produzida a vacina para a sida. A virologista que ajudou a colocar Portugal na ribalta científica garante ter tido uma vida tão cheia como a sua agenda. Com 89 anos, Odette Santos Ferreira é considerada a pioneira na investigação da sida em Portugal. 

 

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI