Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Para estreitar relações (e talvez evocar o pai e falar do caso Américo Sebastião): Costa em Moçambique

António Costa quando recebeu o Presidente Filipe Nyusi em São Bento, em março de 2016

Foto Getty

António Costa parte esta quarta-feira para Moçambique, para participar na III cimeira bilateral entre os dois países. Curiosamente, o anterior encontro do género, em 2014, realizou-se também em Maputo. Para este, Lisboa prescindiu da habitual alternância de local de realização

Luísa Meireles

Luísa Meireles

Redatora Principal

Quatro anos depois da última cimeira entre Portugal e Moçambique, um primeiro-ministro português desembarcará em Maputo para uma nova reunião ao mais alto nível. António Costa fez questão de ir a este país, a visita ficou prometida desde a primeira deslocação de Estado do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e, esta quarta-feira, o chefe do Governo rumará a Maputo.

A cimeira propriamente dita realizar-se-à entre 5 e 7 de julho e será a primeira a acontecer durante a presidência de Filipe Nyusi. Na agenda estão as relações económicas e comerciais e, segundo um despacho da agência oficial de notícias de Moçambique, AIM, também o reforço das relações político-diplomáticas.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso, pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)