Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Tão felizes que nós somos

Este sábado o Reino Unido assiste ao acontecimento do ano, o casamento do príncipe Harry. Nos Arquivos Expresso desta quinta-feira republicamos a reportagem do casamento do pai dele, o príncipe Carlos, com Diana de Gales. Apesar da crise económica e do desemprego, apesar da Irlanda do Norte e das revoltas dos jovens, foi com um estranho e esfuziante sentimento de felicidade que os súbditos britânicos assistiram ao fabuloso casamento do herdeiro da coroa, escrevia há 37 anos, na edição de 1 de agosto de 1981, o nosso enviado a Londres

Reportagem José Júdice, enviado a Londres

getty

A revelação de um dos mais guardados segredos do século foi demasiado emocionante para a verve do comentador de televisão. "Ela parece... parece um embrulho de Natal", foi o seu excitado murmúrio ao entrever finalmente através dos cristais do coche o vestido de noiva de Diana, uma mole imensa de tafetá, desenhado na mais absoluta discrição pelo costureiro Emmanuel.

Mas outros souberam conservar melhor o sangue-frio.

Baterias de tesouras e agulhas puseram-se imediatamente em marcha, por toda a Grã-Bretanha, mal a noiva acabava de pisar os primeiros degraus da escadaria da catedral de S. Paulo, ainda sem revelar em todo o seu esplendor a imensidão da cauda do vestido, de quase oito metros de comprimento. Sete horas depois já os primeiros vestidos de noiva "à Lady Di" eram entregues a preço de oiro.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)