Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

O dia em que o PS nasceu

“Retrato de família” de alguns fundadores do PS: 1. Fernando Borges (Portugal); 2. Maria Barroso (Pt); 3. Liberto Cruz (França);4. Roque Lino (Pt); 5. Fernando Loureiro (Suíça); 6. José Neves (Inglaterra); 7. Rui Mateus (Suécia); 8. Catanho de Menezes (Pt); 9. Carlos Queixinhas (RFA); 10. Bernardino Gomes (Bélgica); 11. Fernando Vale (Pt); 12. Jorge Campinos (Fr); 13. Mário Soares(Fr); 14. António Pereira (RFA); 15. António Arnaut (Pt); 16. Carlos Carvalho (Pt); 17. Gustavo Soromenho (Pt); 18. Ramos da Costa (Fr); 19. Lucas do Ó (RFA)

Foto Fundação Mário Soares

No dia em que se assinala o 45º aniversário da fundação do Partido Socialista português, a 19 de abril de 1973, na Alemanha, reproduzimos a história e as circunstâncias do encontro, publicadas originalmente no Expresso de 17 de abril de 2010, na qual divulgávamos também o conteúdo de uma cassete audio dessa reunião

O encontro-fundador do PS foi organizado pela Acção Socialista Portuguesa nas instalações da Fundação Friedrich Ebert, em Bad Münstereifel, na Alemanha. Os participantes chegaram no dia 16 de abril de 1973, uma segunda-feira, e a reunião decorreu entre os dias 17 e 20.

Foram 27 os presentes, idos de Portugal, França, Inglaterra, Itália, Suíça, Alemanha e Suécia. Apenas sete (todos idos de Portugal e obedecendo a um mandato expresso das estruturas do interior) votaram contra a transformação da ASP em Partido Socialista.

Da votação, dos documentos aprovados e da estratégia delineada já quase tudo foi escrito em jornais, livros e até teses universitárias.

O Expresso descobriu, entretanto, um registo áudio parcial dos debates, absolutamente inédito.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)