Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Um “querido Presidente” tratado por “tu”

Um sorriso para Saramago

Foto EPA

Beijinhos, apertos de mão entusiásticos e declarações de amor a Madrid: foi assim que Marcelo navegou por uma agenda apertada no primeiro dia de visita oficial a Espanha. Pelo meio tirou uma fotografia “com” Saramago e arriscou umas frases em espanhol. E ouviu de uma autarca madrilena: “Sabemos que és um presidente especial. Estamos particularmente orgulhosos de receber um presidente como tu”

Mariana Lima Cunha

em Madrid

Jornalista

Foi um encontro bem português: atrás estava o rosto de Saramago, pintado por Vhils numa parede da Universidade Carlos III. À frente estava Marcelo, de sorriso no rosto, a posar para a fotografia. O pano de fundo era a cidade de Madrid, mas àquela hora – 16h30 na capital espanhola, uma hora mais cedo em Portugal Continental – já o Presidente da República tinha declarado que desde criança sente Madrid como sua: “Sinto-me como vosso, como estando em casa”.

O encontro entre Saramago – doutor Honoris Causa na também madrilena Universidade Autónoma – e Marcelo aconteceu já ia avançada a tarde do primeiro dia de visita do presidente a Espanha, que dura até esta quarta-feira. O objetivo é estreitar relações entre os países, até porque uma relação cada vez mais próxima será vantajosa para Portugal, anunciou Marcelo logo à chegada. E foi provando essa vontade de várias formas, dos cumprimentos afetuosos às declarações de amor dirigidas à cidade, durante uma segunda-feira cheia de compromissos.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)