Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Todos diferentes, todos iguais

Foto Mário Cruz / Lusa

I Encontro de Cônsules honorários de Portugal no Mundo decorre até esta terça-feira em Lisboa: 110 homens e mulheres debatem em conjunto o que fazem e o que devem fazer. Ao Expresso, alguns contaram como é

Luísa Meireles

Luísa Meireles

Redatora Principal

É uma aspiração de longa data que o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, conseguiu agora concretizar: o I Encontro de Cônsules Honorários de Portugal em todo o mundo.

O tema é “Rede Honorária de Portugal no Mundo: realidade e potencial” e reúne em Lisboa até esta terça-feira 110 cônsules de Portugal, num total de 234, espalhados por 105 países. Vieram os que puderam e às suas custas: o mais velho, de Melbourne (Austrália), tem 92 anos e subiu ao palco. Mas há muitos outros, homens e mulheres, a maioria até portugueses que emigraram há muitas décadas ou que já nasceram em paragens mais ou menos longínquas, filhos de pais portugueses.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)